Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/04/2006 - GazetaWeb Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Phishing – Uma técnica de Fraude online

Por: Wilson José de Oliveira


Os hackers estão cada vez mais tentando obter benefícios econômicos com suas atitudes e malware (programas para danificar computadores e programas) que criam, consiste em enganar os usuários para que efetuem operações bancárias pela internet.

Um esquema de phishing traduz uma prática ilegal que consiste na “clonagem” de uma página da internet (geralmente são “clonadas” páginas de bancos). Não é mais do que um scam (uma mensagem fraudulenta) perigoso, muito em uso, que simula ter sido enviado por um site em que estamos eventualmente registrados (como por exemplo: submarino, saraiva, thehacker, mercadolivre, etc), pedindo a nossa colaboração para confirmarmos alguns dados, por exemplo, nossa senha.

Esses spams apresentam normalmente o logotipo da empresa vítima e um link para o site da mesma; mas acontece que esse link é falso (o link visível na mensagem está correto, mas quando clicamos nele, nos leva para um site “clonado”).

Uma mensagem desse tipo é então um scam, em que um criminoso tenta convencer os usuários a revelar informações pessoais, tais como, senhas, dados de cartão de crédito, informações bancárias etc, através de sites falsos que tem a mesma aparência dos sites oficiais.

A solução para esta nova técnica de fraude passa, de novo pelas soluções de segurança através de antivírus (sempre atualizado), as ações necessárias para concretizar o phishing necessitam que seja ativada alguma aplicação do sistema (pode ser um arquivo exe, um script, etc), antes de executar essa aplicação, deve-se chegar ao sistema objetivo, à entrada do código no sistema pode ser através de várias vias, tantas como entradas de informações que existe no sistema: e-mail (mais freqüente), downloads na internet, copias de CD etc, todas e cada uma dessas entradas de informação, o antivírus deve detectar o arquivo com o código malicioso e eliminá-lo, sempre que encontre uma aplicação “daninha” dentro do arquivo de assinaturas de vírus do antivírus. Outra atitude que podemos fazer para nos proteger é sempre digitarmos o endereço do site e nunca clicarmos no link que está no e-mail, assim essa técnica não funcionará.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 501 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal