Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

11/03/2013 - Oficina da Net Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Perfis falsos fazem mercado de ações caírem

Por: Rafaela Pozzebon

Não é de hoje que vários perfis falsos nas mídias sociais incomodam muita gente, sejam elas famosas, ou não.

Não é de hoje que vários perfis falsos nas mídias sociais incomodam muita gente, sejam elas famosas, ou não. Porém, no mercado financeiro essa trapaça está causando bastante desconforto entre executivos. Um exemplo disso é David Einhorn, operador financeiro, que precisou usar o Twitter para desmentir uma mensagem que havia sido publicada no seu nome da Herbalife. "Aparentemente, tenho um imitador", disse o administrador de fundo de hedge, acrescentando que não tinha planos de publicar "tuítes sobre ações".

A mensagem, que contava com os dizeres "O cabo de guerra $HLF será decidido, no fim, por quem tiver mais dinheiro para brincar. Eu não gostaria de estar no lugar de Bill agora #TeamIcahn", refletiu negativamente com a imagem de Einhorn. O gestor usa sua conta no Twitter esporadicamente e quando faz uso, costuma escrever sobre pôquer. No entanto, com a mensagem, muitos leitores imaginaram que ele estaria tomando partido na briga de dois grandes investidores, no caso, Carl Icahn e Bill Ackman, que têm posições opostas na Herbalife.

Outras vítimas de perfis falsos foram a Audience e a Sarepta, no qual suas ações despencaram após uma publicação de uma pesquisa falsa sobre o mercado futuro.

"As manobras de manipular altas e baixas de preços via Twitter são evidentemente algo com que o mercado deve se preocupar, ainda que não passem de uma nova maneira de as pessoas utilizarem truques que vêm sendo usados desde sempre", disse Keith McCullough, presidente-executivo do Hedgeye Risk Management, em New Haven, estado americano de Connecticut.

Com isso, fica o alerta sobre tudo que rola na web, nem sempre é verdadeiro. Muitas pessoas fazem perfis falsos com nomes semelhantes a pessoas conhecidas e assim, postam mensagens negativas sobre terceiros. O resultado pode ser bastante deteriorante para os envolvido. Então, não acredite em tudo que é postado, tão pouco espalhe uma notícia sem ter certeza de sua veracidade, pois o que parece uma brincadeira, pode prejudicar muito a imagem de alguém.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 79 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal