Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

13/03/2013 - TVI Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

«Espanha é o principal centro de lavagem de dinheiro na Europa»

EUA denunciam crime organizado, financiamento do terrorismo e evasão fiscal.

Os Estados Unidos consideraram que a Espanha foi durante 2012 um dos principais centros de branqueamento de dinheiro na Europa, refere o relatório anual «Estratégia Internacional para o Controlo de Narcóticos», publicado na terça-feira à noite pelo Departamento de Estado.

Segundo o relatório, as atividades de lavagem de dinheiro estiveram relacionadas com o tráfico de drogas, crime organizado, financiamento do terrorismo e evasão fiscal.

«O acesso em Espanha às instituições financeiras europeias permite que entrem fundos ilícitos no sistema financeiro global com vigilância reduzida», refere o documento, citado pela Lusa.

Apesar da crise na construção, o ramo residencial nas zonas costeiras do sul e este do país é um dos destinos prioritários do dinheiro 'sujo', embora os grupos criminosos também invistam noutros setores como «serviços, comunicações, ramo automóvel, arte e sistema financeiro».

As autoridades norte-americanas deram como exemplo de branqueamento de capitais a conhecida «Operação Imperador», que desmantelou uma rede de evasão de capitais avaliada em centenas de milhões de euros e orquestrada por uma máfia chinesa liderada pelo empresário Gao Ping.

Os Estados Unidos assinalaram também que durante 2012, Espanha continuou a ser uma «porta de entrada importante» do narcotráfico na Europa com origem na América Central, América do Sul e norte de África.

Não obstante, reconheceram o esforço das autoridades espanholas para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e o branqueamento de dinheiro, reduzindo a atratividade do país como via para a Europa nos últimos cinco anos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 89 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal