Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/10/2007 - B2B Magazine Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Criminosos utilizam SMS para aplicar golpes


Se você receber uma mensagem em seu celular dizendo que ganhou um prêmio, tenha muito cuidado antes de comemorar. Depois do trote anunciando falsos seqüestros, um outro tipo de fraude tem sido praticado por criminosos: o golpe dos torpedos premiados.

A Peopleway, empresa que desenvolve aplicativos de interatividade baseados em tecnologias móveis, alerta a todos a não caírem nesse crime e passa algumas recomendações de segurança. "Verifique o remetente do SMS, geralmente as mensagens promocionais são enviadas de números curtos; analise o conteúdo da mensagem, pois não é permitido fazer promoções diretamente através de SMS; e confirme se já foi realizada alguma interação com o número do remetente", alerta Rodrigo Braga, Diretor Comercial da Peopleway.

Ao aplicar o golpe, os criminosos enviam um SMS em nome de empresas famosas, inventam promoções e anunciam que a pessoa recebeu um grande prêmio. No entanto, para recebê-lo, a vítima precisa retornar a ligação para um número que consta na mensagem. Ao ligar, a pessoa pode ter o número de seu celular clonado, ser extorquida ou ainda, ser vítima de outros crimes.

"Caso seja detectada a invasão de privacidade, o usuário deve contatar sua operadora e fornecer o número do remetente e confirmar a veracidade das informações. A própria operadora tomará as devidas providências", complementa Rodrigo.

Atualmente é comum interagir com o consumidor através de ações promocionais pelo celular, mas esse tipo de campanha só é idônea quando o consumidor está ciente que concorre a um determinado prêmio. Além disso, essas campanhas são divulgadas pela mídia e a qualquer momento o consumidor pode verificar o regulamento. Portanto, fique alerta e na dúvida, entre em contato com a operadora e a empresa que oferece o prêmio.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 266 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal