Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

28/02/2013 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Suspeitos de integrar quadrilha de estelionato são presos em Divinópolis

Por: Ana Lúcia Silva

Dupla era investigada e foi presa quando autenticava assinaturas. Segundo a Polícia Civil, eles ofereciam falso seguro de vida.

A Polícia Civil de Divinópolis no Centro-Oeste do estado prendeu na manhã desta quinta-feira (28) dois homens, um de 44 e outro de 45 anos, suspeitos de integrarem uma quadrilha de estelionatários. Eles são de Contagem, Região Metropolitana da capital. De acordo com o delegado regional, Fernando Vilaça, os dois já eram investigados e foram presos dentro de um cartório, quando iam autenticar assinaturas das vítimas para um falso seguro de vida.

Segundo a delegada especializada em estelionato, Angelita de Oliveira, uma vítima prestou queixa na delegacia, porque desconfiou que poderia se tratar de um golpe. “Um aposentado de 84 anos procurou a delegacia e informou toda a ação dos suspeitos. Diante disso começamos as investigações a fim de localizar pessoas com as mesmas características apontadas pela vítima”, disse.

A ação era bem articulada, de acordo com a delegada. Os suspeitos usavam uma lista com vários aposentados que estavam com o seguro de vida próximo do vencimento. Com eles foi encontrada uma lista contendo o nome, a idade e o endereço de cada aposentado. A polícia suspeita que eles agiam em todo o estado.

Em depoimento, os suspeitos informaram que eram funcionários de uma seguradora que prestava serviços ao banco Bradesco. Porém, o banco negou a informação, de acordo com a delegada. “Vamos investigar o caso mais a fundo, pois há suspeita de que a quadrilha seja grande, diante da quantidade de documentos encontrados com eles", afirmou.

Um aposentado e a esposa dele foram vítimas e os dois foram convidados a prestar depoimento. “Sem perceber do que se tratava, recebemos em casa dois homens que se apresentaram como funcionários de um banco. Eles informaram que era a renovação do nosso seguro e pediram cópias de documentos pessoais. Minha esposa cedeu tudo o que pediram”, disse o aposentado.

Depois de recolher os documentos pessoais, os suspeitos pediam a assinatura em vários papéis em branco e em seguida escaneavam todas a documentação com um escâner de mão. “Ainda não sabemos porque eles escaneavam. A documentação estava em branco, sem valores das apólices e sem os benefícios", afirmou a delegada.

Orientação

Angelita aproveitou para orientar os idosos em caso de suspeita de golpe. “O aposentado que for abordado desta forma, dentro de casa, deve exigir identificação com crachá e, em caso de dúvida, telefonar para a empresa. Se continuar em dúvida sobre a veracidade da abordagem, deve entrar em contato imediato com a polícia. É importante não fornecer nenhuma assinatura, e nenhum valor solicitado. Em caso de dúvidas devem entrar em contato com a polícia”, disse.

Fernando Vilaça ressaltou a importância do registro de boletim de ocorrência, em casos de estelionato. “Este documento resguarda os direitos dele, caso receba cobranças de empréstimos ou compras feitas em seu nome sem que ele saiba”, explicou.

Ainda segundo o delegado, quem for abordado por pessoas estranhas e interessadas em obter informações pessoais deve prestar atenção ao máximo de características, como cor da pele, idade, nome apresentado, cor da roupa e identificação do veículo usado. “Estes dados, fornecidos de forma correta à polícia, favorecem o andamento da investigação, permitindo que o caso possa ser resolvido de forma mais rápida”, concluiu. A polícia continua com as investigações.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 160 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal