Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

10/01/2013 - Dinheiro Vivo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Guerra entre o Banco de Itália e o Vaticano acaba com retirada de máquinas ATM

Por: Erika Nunes

Temendo que estado independente não esteja a cumprir as regras da UE relativas à lavagem de dinheiro, banco bloqueou pagamentos automáticos.

As máquinas ATM (vulgo multibanco) estão a ser retiradas da cidade-estado do Vaticano, por ordem do Banco de Itália, que teme que não estejam a ser ali aplicadas as regras da União Europeia que previnem a lavagem de dinheiro.

Todos os bancos italianos estão a retirar-se da cidade, onde foram também bloqueados todos os pagamentos eletrónicos, inclusive com cartão de crédito.

Os milhares de turistas que, diariamente, afluem à capital da Igreja Católica terão de, a partir de agora, prevenir-se com dinheiro vivo se quiserem visitar atrações como a Capela Sistina.

Também a venda online de excursões, com pagamento através de cartão de crédito ou de débito, será cancelada a partir do próximo dia 15.

De acordo com informações avançadas pela CNN, foi recusada à divisão italiana do Deutsche Bank, que é proprietária de uma rede de máquinas ATM no Vaticano, autorização do banco central para prosseguir as suas operações naquele estado a partir do início deste ano, dado que o Vaticano não está incluído na "lista branca" da Comissão Europeia de estados que cumprem com as normas internacionais contra a fraude fiscal e a lavagem de dinheiro.

A transparência das finanças do pequeno tem levantado dúvidas, uma vez que os seus esforços para adotar padrões internacionais no combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo receberam uma avaliação mista em julho passado num estudo da Moneyval - peritos do Conselho da Europa, que examinam medidas contra a lavagem de dinheiro: em 2012, o Vaticano só passou em nove das 16 recomendações principais.

Federico Lombardi, o diretor de Comunicação da Santa Sé, emitiu um comunicado onde assegura que as máquinas ATM do Vaticano estavam "no fim de validade" e que "estão em curso discussões com outros fornecedores, prevendo-se que a interrupção dos serviços de cartão de crédito será curta".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 77 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal