Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/04/2006 - Campo Grande News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quem é o Ali Babá

Por: Antero Paes de Barros


O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, foi certeiro, na denúncia que fez ao Supremo Tribunal Federal, recomendando a abertura de processo contra exatos 40 envolvidos no esquema do mensalão.

A denúncia é uma peça jurídica primorosa, muito bem elaborada, que explica com detalhes como as 40 pessoas citadas se uniram numa quadrilha para garantir a manutenção do PT no poder, por meio da compra de votos e de suporte político. Ele cita nominalmente quem eram os coordenadores, os operadores financeiros e os integrantes do braço marqueteiro da organização criminosa.

O número de indiciados, exatos 40, lembra a famosa lenda árabe da obra "As mil e uma noites". O documento elaborado pelo procurador é um verdadeiro "Abre-te, Sésamo", a senha que fazia abrir a porta da caverna onde eram guardados os tesouros roubados pelos 40 ladrões da quadrilha. Ele é o caminho para que se chegue ao nome da principal figura da quadrilha, que dá nome à história, o conhecido Ali Babá.

A pergunta que se fazia em todo o Brasil era justamente esta. Quem é o Ali Babá, chefe dos 40 ladrões, capaz de montar e operar um sistema criminoso, envolvendo ministros, deputados, dirigentes de partidos políticos, banqueiros, donos de corretoras de valores, marqueteiros e donos de agências de publicidade e tantos outros profissionais para desviar milhões de reais das contas públicas?

Quem é o Ali Babá, poderoso manipulador da imensa quantia de dinheiro usada para pagar dívidas de campanhas eleitorais antigas, para patrocinar novas campanhas eleitorais e garantir votos na votação de projetos considerados importantes pelo governo na Câmara dos Deputados?

Quem é o Ali Babá, que ordenou ao Banco do Brasil, à ECT, à Petrobras e a outras poderosas estatais que destinassem milhões de reais para o impressionante esquema de corrupção?

Quem é o Ali Babá, cujo poder levou bancos como o BMG e o Banco Rural, empresas como a Brasil Telecom e outras a destinar milhões às desconhecidas agências do obscuro Marcos Valério?

Quem é o Ali Babá, que deu ao mesmo Marcos Valério poderes para abrir portas no Palácio do Planalto e no Banco Central para grupos interessados em fazer negócios vantajosos para eles mesmos com órgãos do governo?

A denúncia do procurador-geral da República não identifica, mas isso não lhe tira o mérito nem a consistência. Ela aponta o ex-chefe do gabinete civil, José Dirceu, como operador principal do escandaloso esquema do mensalão e os ex-dirigentes do PT e alguns ex-ministros como seus mais importantes coordenadores.

Recomenda ao Supremo Tribunal Federal a investigação e a penalização dos 40 integrantes da sofisticada organização. Cada um é acusado de acordo com sua participação. Todos fazem parte da quadrilha. Alguns são indiciados por lavagem de dinheiro, outros por evasão de divisas, peculato, corrupção ativa e passiva, e assim por diante.

O procurador Antonio Fernando de Souza confirma a conclusão do relatório da CPI dos Correios de que o mensalão efetivamente existiu e funcionou com o objetivo de angariar fundos para sustentar o PT no poder.

Como o homem que calculava, outro personagem das histórias de origem árabe, constatei que ele cita 52 vezes a palavra "quadrilha" e 36 vezes a expressão "organização criminosa" em sua denúncia.

O processo agora vai tramitar no Supremo e, com tão grande número de indiciados, sua decisão não será rápida como deseja a sociedade. Há que ter calma.

A polícia italiana levou décadas para conseguir prender o mafioso Bernardo Provenzano, o grande chefão, o chefe de todos os chefes da Máfia, como dizem os italianos. Esta semana, perto de Corleone, na Sicília, ele se entregou.

Com o "Abre-te Sésamo" do procurador Antonio Fernando, poderemos chegar em pouco tempo ao famoso Ali Babá. Mesmo que ele não se entregue.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 451 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal