Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/11/2012 - R7 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Especialista dá dicas de como evitar golpes durante intercâmbio no exterior

Por: Gustavo Frasão

Ele lembra ainda que é recomendável preparação psicológica.

Viajar para outro País para fazer um intercâmbio exige uma pesquisa criteriosa, alerta o consultor de intercâmbio Rafael Melo. A pesquisa serve para evitar golpes, como os que aconteceram com estudantes do DF, obrigados a se prostituir no exterior por uma falsa agência de intercâmbio.

Ele explica que para todos os tipos de programa (estudo, estágio, trabalho voluntário, etc) é preciso checar algumas informações antes de fechar contrato com uma agência.

— É bom olhar o histórico, pesquisar se ela está credenciada com a Belta (Brazilian Educational and Language Association) ou Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens), responsáveis por praticamente todas as empresas dessa área, além disso de verificar a situação da credencial (se está positiva ou negativa) com a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).

Buscar referências confiáveis sobre os serviços prestados, como outras pessoas que já fizeram o intercâmbio, também é um ponto que o especialista recomenda observar.

— A minha orientação é: cuidado com agências que prometem mil maravilhas, porque essas costumam ser as campeãs em tráfico de pessoas (nacional e internacional) e conseguem escapar facilmente da fiscalização, porque usam diversos nomes e endereços de fachada.

O consultor lembra ainda que qualquer intercâmbio requer uma preparação psicológica do candidato, que deve começar a se preparar com quase um ano de antecedência da data da viagem. Isso porque, de acordo com Melo, as mudanças são grandes neste tipo de experiência, a começar pelo clima e cultura.

— Também é preciso estar munido de uma reserva financeira boa e com todas as documentações em dia, especialmente o visto, que garante a permanência legal no país, porque normalmente é o mais demorado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 70 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal