Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

20/02/2013 - JB Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Light identifica fraude de energia no Centro do Rio

Técnicos da companhia também acompanham Operação Posto Legal, da DDSD.

A Light identificou fraude de energia no restaurante Zacks, na Rua México, Centro do Rio de Janeiro. Na localidade, foi verificado que a bobina do medidor de energia estava desativada e o disco que mede o consumo estava preso, impedindo a verificação do consumo real de energia. A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) foi acionada e realizou o registro desta ocorrência. Os donos do estabelecimento serão convocados a prestar esclarecimentos.

A companhia de energia também acompanha, hoje, a Operação Posto Legal, da DDSD, que identifica irregularidades em postos de gasolina na cidade de Duque de Caxias. Já foram verificados dois furtos em localidades deste tipo, no município. Equipes da Light acompanharão os policiais até o encerramento das ações na região.

A Light mantém programa de combate às ligações clandestinas de energia. Desde outubro de 2012, cerca de 25 mil clientes já foram vistoriados pela Light, com identificação de irregularidades em aproximadamente 5 mil unidades. Em 2011, a Light teve uma perda de 5.200 GWh, ou seja, energia equivalente a produção anual da Usina de Angra 1 ou, em um outro exemplo, o suprimento de um ano para o Espírito Santo. 17% da conta de luz para os clientes é onerada pelo repasse do que é furtado.

O furto de energia e as fraudes em medidores, além de impactarem diretamente na qualidade do fornecimento de energia, são crimes previstos em lei (o artigo 155 do Código Penal), com pena de um a quatro anos de prisão.

As medidas para combater o furto e o vandalismo e diminuir os impactos da clandestinidade são as seguintes:

- Blitz Legal - inspeções de campo e blitzes localizadas, com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD);

- Light Legal – Atuação de equipes, com dedicação exclusiva, em determinada área geográfica, com a missão de realizar todas as tarefas relacionadas à prestação do serviço de energia elétrica. Os técnicos da Light Legal trabalham com o uniforme e boné da companhia e realizam serviços como avaliação de toda a rede elétrica, dicas de economia de energia e segurança, verificação de medidores, normalização de ligações elétricas, atualização cadastral e eliminação de ligações clandestinas.

- Atividades em comunidades pacificadas por UPPs - onde é realizada toda a modernização da rede elétrica, com a troca ou colocação de postes, substituição da fiação existente ou instalações de cabos compactos e blindados, troca de transformadores e normalização de clientes. Em paralelo, ocorrem ações de eficiência energética, com palestras e atividades que promovem o consumo eficiente e troca de lâmpadas e geladeiras por outras, mais econômicas, fazendo com que a conta de energia caiba no bolso do cliente;

- Intensificação da implantação de novas tecnologias, como medição eletrônica e rede blindada de energia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 271 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal