Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

20/02/2013 - R7 / Tecnoblog Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Picaretas usam nome da Samsung e outras marcas com promoções falsas no Facebook

Por: Thássius Veloso


Diz o ditado que quando a esmola é muita, o santo desconfia. Pena que os usuários do Facebook não têm se atentado para este detalhe quando curtem, compartilham e participam de concursos e promoções que deixariam policiais federais arrepiados. Nesta semana detectados ao menos três casos envolvendo grandes marcas. Uma das páginas falsas, usando o nome da Samsung, tinha mais de 50 mil assinantes.

Nós entramos em contato com o escritório da Samsung por aqui para averiguar a veracidade da página “Samsung Ind Brasil”. Uma postagem específica dizia que um lote de smartphones da linha Galaxy que não havia passado pelo padrão de qualidade e, portanto, não poderia ser vendido nas lojas.

Recapitulando: por volta de 20 celulares para distribuir entre quem curtisse e compartilhasse a página. Não por acaso, a página tinha tantos participantes. Gente caindo num golpe de má-fé, para supor do mínimo.

A Samsung informa que mantém uma página institucional e outra sobre celulares na rede social. Qualquer coisa diferente disso, ao menos para o mercado nacional, é fake. Pode desconfiar e denunciar com toda a tranquilidade do mundo. A página falsa citada acima saiu do ar depois que contatamos a fabricante.

E a fabricante sul-coreana não é a única a ver a marca sendo usada em páginas falsas. Vira e mexe leitores enviam mensagens questionando sobre a presença da Apple em redes sociais, pois não é raro que páginas falsas também prometam os disputados produtos da maçã gratuitamente. Novamente, vale a recomendação de procurar os canais oficiais da empresa.

A Nokia, outro alvo constante de promoções falsas, possui uma página oficial brasileira no Facebook com direito a FAQ e pesquisa para solução de problemas.

Este espaço está aberto para o Facebook explicar quais procedimentos adota para evitar que pessoas mal intencionadas usem nomes de empresas para se promover na rede social. Por sinal, rede social que pouco a pouco vai se transformando num ponto de encontro das pessoas e um verdadeiro mercado no qual as marcas fazem o famoso branding, jargão na publicidade para a divulgação do próprio nome.

É sabido que diversas normas impõem restrições ao uso de páginas no Facebook para promoções e concursos. Ao menos as grandes empresas tentam segui-las, pelo que tenho reparado.

Desconfie sempre de promoções grandiosas em redes sociais. Por mais que a Samsung seja uma empresa rica, não fica dando aparelho assim, a torto e a direito, sem motivo nenhum. E saiba que está liberado fazer graça com o assunto, como o pessoal que decidiu lançar a “promoção” do quase jurássico Nokia 6162, na imagem acima. Assim pode!

“As pessoas quem têm sucesso são aquelas que trabalham pelo que querem.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 546 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal