Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/10/2007 - O Liberal Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Especialistas ajudam internautas a escapar de golpes


Medo, desejo, vontade de levar vantagem e vaidade. É difícil que algum golpe virtual, por e-mail ou site da Internet, não apele para um desses sentimentos, alertam os especialistas do site fiquetranquilo www.fiquetranquilo.com.

Por isso, eles advertem: quem se deixa levar por esses sentimentos, corre mais risco de cair em golpes como o ‘das fotos de um romance do passado’. Mas há como se proteger desses criminosos virtuais, veja as dicas dos especialistas:

1. Não abra nenhum e-mail com arquivo anexo, exceto se for enviado por pessoa conhecida.
2. Um dos golpes mais comuns é o e-mail que se refere a romance do passado, com fotos anexas ou link para vê-las. Delete imediatamente.
3. Empresas particulares e repartições públicas (como Receita Federal, Polícia Federal, Tribunal Eleitoral) não enviam convocações, intimações ou qualquer tipo de comunicado diretamente ao internauta, com anexos ou links.
4. Desconfie também da oferta de fotos e vídeos eróticos (esse tipo de material contém vírus, com freqüência, e é cobrado, portanto não seria oferecido gratuitamente).
5. Mesmo e-mails de pessoas conhecidas podem ser utilizados por criminosos, a partir de vírus que se auto-enviam para os e-mails que constem das agendas dessas pessoas. Na dúvida, consulte o amigo, colega ou familiar para saber se enviou, mesmo, aquele e-mail.
6. Não preencha seus dados bancários em links de e-mails. Lojas virtuais sérias têm uma seqüência de procedimentos para armazenar suas informações bancárias, dos quais não faz parte a conexão por links.
7. No mundo dos negócios, não há milagres. Se um produto custa R$ 1.000,00, em média, não há como ser comprado por R$ 100,00, em oferta. Salvo uma raríssima exceção, trata-se de golpe.
8. Lojas virtuais corretas oferecem opções de pagamento como cartões de crédito, cartões de débito, boletos bancários. Jamais solicitam depósitos em contas correntes particulares.
9. Antes de investir grandes somas de dinheiro em um produto, faça uma compra-teste, de valor simbólico.
10. Consulte a lista do Procon, para ver se a loja na qual vai comprar tem reclamações por atraso na entrega ou coisas piores.
11. Atualize diariamente programas antivírus, anti-spam e antispyware.
12. Na dúvida, não compre.
13. Mesmo que a loja virtual faça parte de um portal conhecido e respeitado, informe-se sobre ela. No caso de fraudes, estes portais alegam que não tem como assegurar a idoneidade das lojas que abrigam.
14. Lembre-se que eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem ser devolvidos se testados quando entregues, antes de assinada a nota de entrega. Caso contrário, eles passarão à garantia da fábrica, e você terá de chamar a assistência técnica se houver problemas não detectados na entrega.
15. Cuidado ao clicar no e-mail: você pode abrir, sem querer, um programa auto-executável malicioso ou nocivo ao seu computador. Ou instalar, também inadvertidamente, um programa que ‘copia’ as senhas que você digitar no teclado.
16. Atenção com e-mails que prometam heranças milionárias, às vezes de alguém com sobrenome igual ao seu. Ou que convidem você para representar uma empresa no Brasil. São golpes, com texto geralmente em inglês.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 334 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal