Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/10/2007 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco Cacique aposta na automação para concessão de crédito pessoal para aposentados e pensionistas


São Paulo - O Banco Cacique automatizou a pesquisa e análise de dados de clientes para concessão de crédito pessoal para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O projeto entrou em vigor no mês passado, depois de uma operação piloto iniciada em maio na área de Call Center. A solução escolhida no mercado foi o Crivo, software para automação do processo de análise de crédito e risco da fornecedora homônima.

“O Banco Cacique investiu no sistema para ganhar eficiência, qualidade e aumentar a segurança na avaliação do cliente para reduzir os riscos”, afirma Laura Lima, CIO do Banco Cacique.

O Crivo entrou em ação para fazer a primeira análise de dados das propostas, com base nas informações coletadas em páginas do site da Previdência Social e da Receita Federal. Esta primeira etapa concentra o maior volume de processos e verifica se a pessoa é de fato aposentada ou pensionista e, principalmente, se tem margem para pedir crédito.

“Se o cliente não tem margem para empréstimo, o Crivo aponta e o processo é descontinuado. Assim, economizamos tempo”, explica Laura.

“O Crivo também possibilita o controle do processo e a criação de regras, critérios de consulta e análise, enquanto que na consulta manual muitas informações acabam se perdendo ou são mal aproveitadas”, afirma Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento com clientes da Crivo.

Com o Crivo, o Banco Cacique incluiu novas fontes de pesquisa para tomada de decisão na concessão de crédito para o aposentado ou pensionista. O software pesquisa carta de concessão, censo previdenciário, extrato de pagamentos, extrato de imposto de rende e faz a confirmação de endereço no site da Previdência Social. A Receita Federal é consultada online para verificar a situação cadastral do CPF informado pelo aposentado ou pensionista

“Na consulta manual não se fazia a pesquisa no censo previdenciário, por exemplo, agora, isso é possível. Com a automação, o processo se tornou mais rápido, ágil, já que o software busca e analisa informações em várias páginas ao mesmo tempo, informando se o processo deve ser continuado ou não”, explica Laura.

Dessa forma, o Banco Cacique realiza mensalmente 32 mil análises prévias com o Crivo. Deste total, apenas as propostas com margem de crédito seguem para novas análises e, por fim, para o Dataprev – Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social.

Ainda no começo da implantação, o Crivo, hoje, é usado pelas áreas de Call Center, Central de Crédito e Formalização do Banco Cacique. O software está em fase de homologação na área de Gestão de Operações. Depois disso, a expectativa é implantar o Crivo nas 200 lojas Cacique espalhadas pelo Brasil, abrangendo a estrutura financeira do banco de ponta a ponta. “O objetivo é garantir a agilidade no atendimento direto ao cliente”, diz Laura.

Perfil da Crivo - A Crivo é uma empresa brasileira de software de automação para análise de crédito e risco. Com sete anos de atuação no mercado nacional, a Crivo cresce 100% ao ano, tendo encerrado o ano de 2006 com faturamento de R$ 3,3 milhões. A empresa tem cerca de 60 clientes nos mercados de finanças, seguros, telecomunicações, alimentos e outras indústrias. O software Crivo, que leva o nome da empresa, acessa mais de 150 fontes de informações, entre gratuitas e tarifadas, e gera o resultado da análise em 3 até 30 segundos. As áreas que mais fazem uso do software para automatizar o processo de análise de crédito e risco são as de Crédito Consignado (INSS e funcionalismo público), Cartões, CDC, Financiamento Veículos, Risco, Fraude, Sinistro, Identificação, Emissão, Regulação (Compliance), Comercial, Marketing, Crédito, Fiscal e Suprimentos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 383 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal