Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

14/02/2013 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Europol desmantela rede de enganou milhares de utilizadores


A Europol desmantelou um esquema que ao longo de dois anos fez vítimas em três dezenas de países, cobrando multas em nome das autoridades europeias. Os autores da fraude, um russo de 27 anos e cerca de uma dezena de cúmplices, usaram um vírus informático para entrar nos computadores de milhões de internautas.

A invasão era acompanhada de uma mensagem divulgada em nome da Europol e de outras polícias europeias e informava os utilizadores de que teriam de pagar uma multa para poderem voltar a ligar-se à Internet.

As autoridades não têm números, nem sobre quantos internautas terão sido afetados pelo problema nem relativamente ao valor pago aos autores do esquema, mas acreditam que os valores podem ascender a milhões de euros e a milhares de lesados. O valor médio das multas era de 100 euros.

O mentor da fraude, e responsável pelo desenvolvimento do vírus que comunicava às vítimas as supostas multas, foi detido em dezembro nos Emirados Árabes Unidos. Os cúmplices, que se encarregavam da lavagem do dinheiro do esquema e do seu envio para a Rússia, foram detidos há dias na Costa do Sol, em Espanha.

O vírus usado no esquema é conhecido por Ransomware e ao longo dos últimos dois anos sofreu 48 mutações para escapar aos programas de segurança e antivírus.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 88 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal