Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

14/02/2013 - administradores.com.br Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fanpages que prometem sorteio de iPhones 5 são falsas

Apple não tem perfis em redes sociais e não endossa sorteio de seus aparelhos; postagem já conta com mais de 40 mil compartilhamentos.

Uma proposta irrecusável em troca de um compartilhamento, curtida ou comentário. Essa é a principal estratégia de Engenharia Social utilizada por criminosos virtuais ou usuários mal intencionados na internet. E é dessa maneira que uma promoção falsa está se espalhando rapidamente pelo Facebook.

Pelo menos duas fanpages foram criadas prometendo o sorteio: a "Apple Brasil Inc", que já foi retirada do ar, e a "Fórum Apple", que continua ativa. As duas aparentam ter sido criadas pelo mesmo dono, já que a imagem de capa e do perfil são as mesmas. Mas ambas são uma farsa, uma vez que a Apple não ter perfis oficiais em redes sociais nem endossa sorteios de seus produtos.

Diz a postagem:

Recebemos 14 iPhones 5 64GB que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior da caixa. Vamos SORTEAR os 14 iPhones através desta página a quem COMPARTILHAR esta imagem e GOSTAR/CURTIR esta página. O sorteio termina no dia 31 de Março de 2013.

O post atual, que já conta com 40 mil compartilhamentos, ainda pede que os usuários escolham a cor dos aparelhos nos comentários. É importante notar que não é utilizada nenhuma ferramenta ou aplicativo específico, portanto seria impossível fazer um sorteio justo. Apesar de as páginas terem informações de copyright e o link para o site da Apple, a data de criação é recente e não há informações para contato, mais evidências de que são falsas.

Embora a prática aparentemente não se configure como roubo de dados, é recomendável evitar interagir com a página, seja curtindo, comentando ou compartilhando o conteúdo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 207 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal