Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/10/2007 - Correio Braziliense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia apreende 5 mil DVDs piratas em Sobradinho


Quem passava pela quadra central de Sobradinho I na manhã desta quinta-feira se surpreendeu com a ação da polícia. Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar apreendeu cerca de 5 mil DVDs falsificados e prendeu 14 suspeitos de envolvimento com a pirataria. Os suspeitos foram autuados em flagrante por violação de direito autoral e encaminhados para a 13ª DP em Sobradinho. Se condenados, podem pegar de dois a quatro anos de prisão.

A operação, apelidada de “Cavalo de Tróia”, começou a ser planejada desde segunda-feira. Nesta quinta-feira, os 14 policiais militares e dois civis chegaram cedo à quadra central de Sobradinho e começaram a monitorar quem vendia e comprava os DVDs. Por volta das 9h30, após acompanharem a movimentação dos comerciantes que vendem este tipo de produto, começaram agir. Logo, fizeram as apreensões em sete bancas.

Dos 14 presos, três já tinham passagem pelo mesmo delito. Nilzia Pereira, 44 anos, e Vanderlei Rodrigues, 33 anos, foram detidos pela terceira vez. Para o delgado chefe-adjunto da 13º DP, Jorge Xavier, provavelmente, eles terão mais dificuldades para conseguir liberdade provisória. Ele também considera que por trás dessa atividade não está somente a pirataria, mas uma série de fatores que acabam favorecendo a criminalidade. “Essas pessoas que estão na ponta do esquema, vendendo os produtos, acabam sendo vítimas da máfia que está acima delas. Só conseguiremos acabar com a venda livre, se barrarmos a fabricação”, analisou.

Essa é não é a maior apreensão de produtos piratas em Sobradinho. De acordo com a polícia, há quatro meses operação semelhante recolheu 8 mil DVDs falsificados. Somente neste ano, foram confiscados 50 mil unidades falsas na cidade. Estima-se pela quantidade de material apreendido, que os envolvidos com a venda dos dvds piratas arrecadariam somente este ano em torno de R$ 250 mil.

O comércio pirata também afetou as locadoras de DVDs de Sobradinho. Das dez que existiam no começo do ano, somente quatro funcionam hoje. De acordo com a polícia, como não é possível competir com o preço dos produtos ilegais, os proprietários das lojas ficam no prejuízo e são obrigados a fechar os estabelecimentos. “A população prefere comprar a cópia pirata, que é mais barata, a alugar um filme na locadora”, avaliou Xavier.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 343 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal