Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

07/02/2013 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detran-Ceará vai auditar atos de servidor envolvido em fraude na pontuação de carteiras de motoristas

Após reportagem do O POVO, Detran vai revisar trabalho feito por servidor nos últimos cinco anos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) fará um cruzamento de dados para investigar todas as Retificações de Defesa (Retid) feitas pelo servidor “N”, citado ontem na reportagem do O POVO. Ele é acusado de integrar, há pelo menos cinco anos, um esquema dentro do órgão que cobra propina para zerar pontos na carteira de motorista.

A Retid é um recurso totalmente gratuito, não é cobrado pelo Detran-CE, mas vinha sendo utilizado pelo grupo para extorquir dinheiro de motoristas que acreditavam perder automaticamente a permissão de dirigir tão logo suas infrações de trânsito completassem o limite de 21 pontos.

O POVO filmou uma intermediária do grupo, Diana Meire Oliveira, que informada por um funcionário terceirizado (”P”) sobre motoristas que tinham pontuação acima do permitido, oferecia a fraude delivery, indo diretamente ao “cliente” pedir a propina. No vídeo, disponibilizado no portal O POVO Online, ela cobrou R$ 800 de um empresário e descreveu minúcias do esquema.

Campanha

O superintendente do Detran, Igor Ponte, admitiu que o órgão informa mal sobre o direito do usuário em relação ao Retid. “Faremos uma campanha para esclarecer o que é a Retid”, confirmou. Serão afixados cartazes nas unidades do Detran e será reforçada a orientação nos balcões. A Retificação de Defesa, segundo ele, é acessível a todos, um direito do motorista e, portanto, sem a necessidade de nenhum desembolso.

Pela Resolução 182 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista que obtiver pontuação limite e apresentar sua justificativa pela Retid, após aberto o processo e com o devido julgamento do Detran, ainda poderá recorrer mais três vezes em novas instâncias até decisão final.

“A cassação da carteira não é automática. Pela situação (apresentada na reportagem), o grupo se aproveitava da falta de informação das pessoas. Aí tentava vender facilidade para algo que é garantido”, disse o superintendente.

Ontem, o Ministério Público Estadual (MPE) solicitou ao O POVO cópia da filmagem e da reportagem sobre o flagrante. O material foi protocolado e encaminhado aos promotores Agostinho Oliver e Nemias de Oliveira Lima, do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). “Vamos pedir à autoridade policial o procedimento legal para apurar os fatos”, explicou Agostinho Oliver.

Além dos possíveis crimes de corrupção passiva, quebra de sigilo funcional e crimes contra a administração pública, que são descritos no vídeo, o promotor quer saber se o esquema de fraude no Detran envolveria uma quarta pessoa. Aí também estaria configurado crime de formação de quadrilha. O servidor do Detran e o funcionário terceirizado foram afastados. A intermediária do grupo, Diana Oliveira, deverá ser convocada pelo Detran, MP e Polícia Civil para esclarecer o que detalha na filmagem.

O POVO opta por não divulgar o nome dos servidores do Detran-CE porque os dois ainda não foram indiciados em inquérito policial.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

A partir da reportagem do O POVO, Detran passou a apurar o caso administrativamente. Simultaneamente, Ministério Público e Polícia Civil irão investigar responsabilidades criminais, a partir do que está descrito no vídeo.

Fala, internauta

“Isto é apenas a ponta do iceberg que está escondido dentro do Detran. Vai desde a obrigatoriedade de se pagar a despachantes para agilizar processos até casos mais escabrosos e ocultos. Lá dinheiro não é problema é solução”.
Roberto

“Infelizmente é nossa realidade. Deveriam investigar e punir os examinadores da habilitação, que descaradamente pedem dinheiro para os que fazem o teste. E se não pagar, eles fazem de tudo para reprovar o aluno”.
Renato

“Nobres leitores, o Detran sempre foi e sempre será um exemplo de corrupção e desrespeito ao cidadão”.
Luiz Gonzaga Neto

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 264 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal