Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

06/02/2013 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fifa cria "Disque-Denúncia" na internet após escândalo de manipulação de resultados


A Fifa anunciou nesta quarta-feira o lançamento de um sistema "Disque-Denúncia" via internet em que é possível reportar suspeitas contra jogos que possam ter sido manipulados. A atitude surge na mesma semana em que a Europol (polícia europeia) revelou que confirmou a existência de um esquema mundial de manipulação de resultados no futebol.

Segundo nota oficial da Fifa, o sistema permitirá aos internautas relatar suspeitas de maneira “segura”, sem que seus dados sejam revelados. “A decisão de lançar esse sistema de denúncia online parte do objetivo da Fifa de garantir que todas as regras do esporte e regras de conduta sejam seguidas sempre, sem exceções”, diz o comunicado.

O sistema será administrado por uma empresa externa, sem relação com a Fifa, a Business Keeper AG, com sede na Alemanha. Caso a denúncia feita seja considerada válida, será levada para o comitê de investigação da Fifa, liderado por Michael Garcia.

Diversos jogos já foram acusados de fazer parte do esquema: entre eles um jogo do Liverpool pela Liga dos Campeões, uma partida do Fenerbahce pela Liga Europa e um amistoso entre Argentina e Bolívia na categoria sub-20. Relembre abaixo o que já foi denunciado pelos investigadores.

NÚMEROS SOBRE O NEGÓCIO REVELADOS PELA INVESTIGAÇÃO

- Jogos sob suspeita na Europa: 380
- Jogos sob suspeita na África, na Ásia e nas Américas Central e do Sul: 300
- 50 pessoas já foram detidas e 425 pessoas são suspeitas de envolvimento
- São investigados integrantes dos clubes de futebol, jogadores e árbitros
- Países sob investigação: Alemanha, Áustria, Eslovênia, Reino Unido, Hungria, Holanda e Turquia

A investigação durou 18 meses e resultou na prisão de 50 pessoas, sendo 14 alemães. Os apostadores teriam investido em torno de 2 milhões de euros e tendo retorno de 8 milhões de euros. A base da rede de apostas está em Singapura, concluiu a Europol.

Cerca de 380 jogos foram analisados pela polícia, entre os quais um compromisso pela Liga dos Campeões, jogos de eliminatórias da África e Américas, torneios de segunda divisão e de categorias de base.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) comunicou que aguardará novas informações vindas da Europol para apurar eventuais manipulações e abrir sindicâncias internas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 283 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal