Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/02/2013 - Dinheiro Vivo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção: Bruxelas quer vigiar contas de políticos e familiares

Comissão Europeia propõe medidas para combater lavagem de dinheiro proveniente de corrupção política.

A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta de combate à lavagem de dinheiro que tenha como origem fraude, tráfico de droga e corrupção. Uma das medidas propostas é a vigilância rigorosa das operações financeiras de figuras políticas e das suas famílias.

Em comunicado, a Comissão explica que "as novas recomendações também se irão aplicar a pessoas politicamente expostas, a organizações internacionais, e aos familiares e sócios próximos". Esta medida inclui chefes de Estado, membros do Governo e do Parlamento e juízes de tribunais supremos.

A serem aprovadas, as medidas de vigilância extra terão implicações nos bancos, nomeadamente através da realização de auditorias aos clientes, manutenção de registos, controlo interno e arquivo de transações suspeitas. De acordo com o Expansión, em caso de "relações comerciais de alto risco" deverá ser pedida autorização à administração do banco, determinar a fonte de riqueza e dos fundos relacionados com a transação e aumentar a vigilância na relação comercial.

A Comissão acrescenta que estes serão requisitos mínimos mas que cada país poderá impor mais regras às suas entidades bancárias, se necessário. As medidas aplicam-se a todos aqueles que recebam pagamentos de bens e serviços superiores a €7.500, sendo que até agora só se aplicavam num limite mínimo de €15.000.

A proposta surge poucos dias depois de o chefe do Governo espanhol Mariano Rajoy se ver envolvido num escândalo de corrupção que engloba vários membros do Partido Popular.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 96 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal