Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/10/2007 - Destak Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

25% dos europeus correm risco de roubo de identidade na net

Por: Patrícia Susano Ferreira


Um em cada quatro europeus (25%) corre sérios riscos de roubo de identidade ou de fraude online devido à fragilidade das suas palavras-passe, alerta estudo recente da McAfee, empresa de tecnologia de segurança.

Esta vulnerabilidade dos inquiridos deve-se ao facto de 24% deles utilizarem sempre a mesma palavra-passe para aceder a todas as suas contas. Destes, aproximadamente metade (43%) nunca as altera, o que aumenta o risco de exposição da sua identidade, bem como a possibilidade da senha ser roubada ou pirateada.

Cerca de 16% dos inquiridos alteram este tipo de código de acesso uma vez por ano e somente 11% a muda três vezes por ano, como é recomendado.

Esta negligência na segurança só facilita a vida aos cibercriminosos, pois «é como deixar as chaves do nosso carro na ignição», refere Mathew Bevan, um ex-pirata informático.

Passwords devem ser longas

Para evitar a susceptibilidade às ameaças, os especialistas em segurança aconselham o uso de palavras-passe extensas e complexas, algo que não é seguido na prática. De frisar ainda que um terço dos europeus usa senhas compostas por um a seis caracteres.

Palavras mais frequentes

Dos nomes mais utilizadas na Europa destacam-se o do animal de estimação, as datas de aniversário, a equipa de futebol ou a cor favorita, o nome do parceiro e mesmo o seu nome próprio. O hobby e o primeiro colégio também são escolhas frequentes.

Falta de código no telemóvel

Na comunicação móvel, os cuidados também são poucos, sendo que dois terços dos inquiridos não dispõem de código PIN para protecção dos seus dispositivos. Dos que dispõem de código, 76% não o alteram e 29% utilizam o predefinido por defeito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 335 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal