Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

16/01/2013 - Diário de Pernambuco Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dono de locadora é detido por falsificar documentos de veículos

Recibos de automóveis tinham a firma falsificada tornando a venda irregular.

Policiais da Delegacia do Cordeiro prenderam, na manhã de hoje, um homem suspeito de falsificar autenticações de firma em recibos de compra e venda de veículos. Lúcio Florentino de Souza, 36 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos. Ele foi detido dentro de uma locadora de vídeos de fachada que ele possuía ao lado da sede do Detran-PE, na Iputinga, Zona Oeste do Recife.

A polícia teve conhecimento da prática criminosa graças a denúncias anônimas. Segundo o delegado titular do Cordeiro, João Gustavo Godoy, o suspeito enganava o proprietário do veículo ao transferi-lo para outra pessoa sem que ele soubesse. Isso era possível com a falsificação, em cartório, da autenticação da assinatura do proprietário no recibo de transferência do automóvel. "Depois, ele encaminhava a documentação ao Detran que transferia um bem que ainda pertencia a outra pessoa. O Detran acabava sendo vítima nesse processo", explicou o delegado. Ao todo, 16 recibos irregulares de veículos foram apreendidos com o suspeito.

O delegado informou que vai encaminhar uma cópia do flagrante à Corregedoria do Detran-PE para que seja aberto procedimento interno para apurar o caso. A assessoria de imprensa do Detran comunicou que o órgão não vai se pronunciar sobre o flagrante por não ter tomado conhecimento do caso oficialmente. Lúcio Florentino foi encaminhado para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). Ele poderá cumprir até oito anos de detenção. A polícia tem dez dias para concluir o inquérito.

Placas e IPVA

A prisão de hoje não tem relação com o esquema descoberto pelo Detran e divulgado, na semana passada, pelo Diario envolvendo as placas especiais e o IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) de carros novos. Por esse golpe, que lesou cerca de 2,5 mil pessoas no estado que compraram veículos zero quilômetro entre 2011 e 2012, despachantes acabavam ficando com todo ou quase todo o dinheiro repassado pelos donos de veículos para a quitação dos tributos. O golpe gerou um rombo de R$ 1,1 milhão aos cofres do estado.

No entanto, o delegado Gustavo Godoy contou que a delegacia já registrou uma queixa em relação ao golpe denunciado pelo Diario. O fato aconteceu há cerca de dez dias. Um despachante foi ouvido e teria confessado a prática criminosa. "Como não houve flagrante e nem mandado de prisão, ele foi liberado", explicou Godoy. Esse relatório deverá ser concluído na próxima semana e ficará à disposição da polícia.

O esquema das placas especiais e do IPVA envolve, inicialmente, sete despachantes e está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 82 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal