Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

30/01/2013 - Paraná Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia está no rastro de mulher que finge ajudar clientes em bancos

Por: Fernanda Deslandes


A equipe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) investiga uma mulher que aparece em imagens de agências bancárias, fingindo que quer ajudar os clientes para, na verdade, furtar seus cartões e senhas.

De acordo com o delegado Vinicius Borges Martins, ela faz parte de apenas uma, das várias quadrilhas que agem de formas diferentes, mas com a mesma intenção. “Em alguns casos, os golpistas oferecem ajuda para descobrir a senha dos correntistas ou para levar o cartão das vítimas e colocar outro no lugar”, conta.

Outras quadrilhas utilizam equipamentos que são colocados em horários de pouco movimento na parte externa dos caixas e que parecem originais. Existem os “chupa-cabras” que mandam para uma central da quadrilha todos os dados do cartão e existem outros que apenas travam o cartão na máquina. Quando o cliente sai para procurar ajuda, os golpistas destravam o equipamento e furtam o cartão.

Foi o que um cliente encontrou por volta das 18h30 de terça-feira (29), no caixa eletrônico de um supermercado na Avenida República Argentina, no Água Verde. Ele desconfiou do caixa assim que seu cartão ficou preso, achou estranho o número de telefone para atendimento da empresa responsável e avisou a polícia. A máquina acoplada ao caixa eletrônico foi apreendida e as imagens do circuito de segurança do mercado já são analisadas por investigadores do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

“Já registramos outros casos em que os clientes ligam para pedir informações nestes números, deixados nas máquinas pelos ladrões, e repassam dados pessoais como CPF, RG e até a própria senha do cartão, achando que estão falando com funcionários do banco quando, na verdade, estão fornecendo dados para a quadrilha”, afirma Vinícius Martins.

Com o cartão da vítima e outras informações dele em mãos, os ladrões fazem saques e compras de alto valor em pouco tempo, geralmente antes das vítimas conseguirem ligar para a verdadeira central de atendimento para solicitar o bloqueio do cartão. Por mês, pelo menos quatro casos de golpistas que fingem que querem ajudar para roubar informações são registrados na DEDC.

Os boletins de ocorrência sobre golpes com aparelhos que travam o cartão ou “chupa-cabras” são mais raros. Para evitar ser a próxima vítima, é importante que todos neguem ajuda de estranhos perto de caixas eletrônicos, que nunca repassem suas senhas por telefone e que não se separem do próprio cartão por nem um minuto.

Assim que perceber que o cartão foi trocado ou roubado, a vítima deve imediatamente ligar para o telefone oficial do banco, informado na parte de trás dos cartões, nas agências ou no site das empresas, para comunicar o crime e exigir o bloqueio.

Se desconfiarem de qualquer coisa, os clientes podem avisar a Polícia Militar, através do telefone 190, e a DEDC no (41) 3261-6600.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal