Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

27/07/2012 - Diário do Vale Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Homem é preso por suspeita de estelionato em Volta Redonda

Por: Dicler de Mello e Souza


O delegado titular de Volta Redonda, Antônio Furtado, apresentou na tarde de hoje (27) Helder de Lima Landim, de 28 anos. Ele foi preso quando estava na agência do Banco do Brasil na Vila Santa Cecília, onde pretendia abrir uma conta bancária com documentos falsos do empresário paulista Raphael Oscar Klein - neto do fundador das Casas Bahia, Samuel Klein.

Após receber voz de prisão, o suspeito levou os policiais até a casa dele, em Barra Mansa, onde foi encontrado um computador portátil, usado por ele para forjar os documentos. No local, também foram apreendidos oito carteiras de identidade com diversos nomes e a foto de Helder, além de quatro celulares.

Também foi apreendida uma carteira de identidade que tinha o nome de Raphael Klein e a fato de Helder. Os policias encontraram, ainda, uma declaração do imposto de renda do empresário, contas de luz e outros documentos pessoais de Raphael.

Segundo Furtado, Helder confessou que conseguiu a cópia da declaração do imposto de renda do empresário por meio da internet. O policial explicou que Helder acredita ser muito parecido fisicamente com Raphael e, por isso, resolveu clonar seus documentos.

- Helder leu uma matéria na "Revista Exame" sobre Raphael. O acusado se achou parecido com o empresário, que é diretor das Casas Bahia, e por isso resolveu falsificar seus documentos - disse o delegado, acrescentando que Raphael estaria vindo para depor na delegacia de Volta Redonda, como vítima.

Furtado disse que ele ficou intrigado sobre como conseguiram obter uma declaração autentica de seu imposto de renda. A intenção de Helder era abrir contas bancárias em cinco bancos da cidade com os falsos documentos.

O acusado aguardaria os bancos avaliarem a sua proposta e oferecerem o limite de crédito, acreditando que conseguiria um alto valor. Em seguida, Helder iria solicitar empréstimos nas cinco agências.

Ele admitiu possuir uma dívida no valor de R$ 500 mil, e que pretendia saldar a dívida com esses empréstimos bancários.

A intenção dele era também conseguir emissão de cheques e usar os cartões bancários. Ele portava um cartão de débito provisório emitido pelo Itaú no último dia 13. Helder recebeu ainda uma proposta de abertura de conta do HSBC. Segundo o delegado, a conta seria aberta quando apresentasse os documentos.

A prisão do suspeito foi possível porque ele esteve na agência do Banco do Brasil, na Vila Santa Cecília, anteontem, mas a gerência desconfiou dele e alertou a polícia. Ele voltaria no dia seguinte para apresentar alguns documentos, e o delegado foi avisado. Ao ser informado de que deveria aguardar o procedimento para a abertura da conta, Helder tentou fugir, mas dois inspetores já estavam de prontidão e o prenderam. Eler foi indiciado por tentativa de estelionato continuada e uso de documento público falsificado, cuja pena é de até 11 anos de prisão.

O delegado Antônio Furtado disse que Helder seria apenas "a ponta do iceberg". Ele quer descobrir, agora, os outros integrantes da quadrilha.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 176 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal