Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

28/12/2012 - Agência Pará de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Desarticulado esquema de fraudes em site de compras

Por: Walrimar Santos


Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Tecnológicos (DRCT), da Polícia Civil do Pará, localizaram, nesta quinta-feira (27), em Belém, Diego Felipe Sodré Fernandes, de 19 anos, técnico em manutenção de computadores. Ele foi indiciado, em inquérito policial, sob acusação de envolvimento em fraudes por meio de sites de compras na internet. Ele fazia anúncios na internet de venda de produtos que não existiam. O acusado também chegava a enviar caixas vazias pelos Correios, em que deveriam estar os supostos produtos comprados.

A denúncia do crime foi feita por um casal, que reside em Recife, capital de Pernambuco, no início deste mês. As vítimas denunciaram o crime à DRCT do Pará. Elas contam que compraram um televisor de 65 polegadas anunciado pelo suspeito, morador em Belém, por meio de um site de compras. No site, o suspeito usava um nome falso de usuário: ANDRMARCO88. Após ser ouvido em depoimento, o suspeito foi liberado. Ele vai responder na Justiça, entre outros crimes, por estelionato e falsidade ideológica.

As vítimas relataram terem pago a quantia de R$ 4,5 mil pelo produto, que não lhes foi entregue na capital pernambucana. Sem conseguir falar com o suposto vendedor do produto, o casal resolveu vir de Recife para Belém, na tentativa de localizar o vendedor, sem sucesso. Eles, então, procuraram a DRCT para comunicar o crime. Denominada de operação "Presente de Grego", a ação policial logrou êxito em identificar o autor do golpe, que foi conduzido à presença da delegada Beatriz Silveira, diretora da DRCT. Segundo a policial civil, o indiciado Diego Felipe é contumaz em praticar fraudes por meio de sites de compras. Para tanto, ele usa nomes de usuários "fakes" (falsos) para enganar os consumidores interessados em comprar algum produto que anuncia no site.

Ele usa os seguintes nomes de usuários: BARROSLEONARDO42, CLEYCELOPES, GORETHSALOMO, JOSEMARIA176, ROBERTPAULO91 e SOUZAGESSICA71. "O detalhe é que, para não ser identificado facilmente, o suspeito utilizava dados dos próprios familiares, como a sogra, avós, tio e até do padrasto da namorada, além de contar com a participação dela, uma jovem de 13 anos de idade", explica. Segundo ela, no que se refere à adolescente, os documentos sobre as fraudes cometidas pelo acusado em que a jovem tinha o nome usado foram encaminhados à DATA (Divisão de Atendimento ao Adolescente), pois muitas provas apontam para a participação ativa dela nos crimes sob apuração. O suspeito confessou ter praticado o golpe contra o casal de Recife e contra outras pessoas usando nomes de perfis falsos. As investigações prosseguem.

Entenda a fraude - A delegada detalha que, para cometer os crimes, o suspeito criava perfis falsos em sites de venda pela internet, nos quais anunciava um determinado produto que não existia. Após pagar pelo produto comprado no site, a vítima não o recebia. "O acusado enviava aos compradores apenas caixas vazias. No caso do casal pernambucano, o suspeito chegou a falsificar um boleto bancário, que seria do site de compras, mas, felizmente, o site detectou a fraude e reteve o montante de R$ 4,5 mil, para restituir às vítimas", explica. A policial civil ressaltou que, em outras ocasiões, o suspeito obteve o êxito no crime, ludibriando as vítimas, que normalmente eram pessoas de fora do Estado do Pará, para obter quantias em dinheiro delas.

Alerta - A delegada Beatriz Silveira alerta que as fraudes na internet tendem a aumentar nos períodos festivos, como Natal e Ano Novo. É, portanto, fundamental que os cuidados sejam redobrados nessas épocas. Recentemente foi lancada pelo site "CERT.Br" uma cartilha que ensina dicas de seguranca no comércio eletrônico. As orientações estão disponíveis gratuitamente no endereço http://cartilha.cert.br/fasciculos/comercio-eletronico/fasciculo-comercio-eletronico.pdf). Entre as dicas estão: desconfiar sempre de ofertas de produtos com preços bem abaixo dos de mercado; pesquisar a reputação do vendedor ou do site na própria internet e acompanhar rotineiramente o extrato da fatura do cartão de crédito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal