Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

22/11/2012 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 3,2% de janeiro a outubro

Por: Edilaine Felix

Apesar da alta nas tentativas, os lojistas conseguem manter as perdas do setor sob controle.

SÃO PAULO - Embora as tentativas de fraudes nas vendas on-line tenham aumentado, as lojas virtuais estão conseguindo manter sob controle as perdas do setor. Entre janeiro e outubro deste ano houve um aumento de 3,2% nas tentativas de fraude no comércio eletrônico, contra 1,9% no mesmo período do ano passado. Os dados são da pesquisa da FControl, empresa do Buscapé Company.

Por sua vez, as perdas efetivas com fraude se mantiveram em torno de 0,4% neste ano, mesmo patamar do ano passado. O estudo também traça o perfil dos fraudadores virtuais e apresenta o panorama atual das fraudes no comércio eletrônico em todo o Brasil.

Regiões

A Bahia registrou 5,2% de transações fraudulentas no e-commerce, no ano passado a porcentagem era de 3,5%, em seguida está o Pará, com 3,2%. Já São Paulo aparece na 7ª colocação, com 1,7% de fraudes registradas no comércio eletrônico.

No entanto, no volume absoluto de fraudes, São Paulo continua na liderança, com 42,1% de todas as fraudes computadas no período, seguido pelo Rio de Janeiro, com 17,3%, e pela Bahia, com 8,6%. Com 62,1% dos casos em todo o Brasil, o Sudeste continua sendo a região com o maior número de tentativas de fraudes, seguido pelo Nordeste, com 21,2%.

Produtos

O ranking de produtos com maior número de fraudes não sofreu alteração no comparativo 2011 e 2012. Os produtos mais visados pelos criminosos foram: telefones & celulares, informática, eletrônicos, eletrodomésticos e cinema e fotografia. O ticket médio de transações fraudulentas no e-commerce é em média 72% maior do que o ticket médio das transações normais.

"Cada vez mais, os lojistas virtuais brasileiros, principalmente os micro e pequenos, estão percebendo que não conseguirão crescer de forma sustentável sem investir em segurança, tanto para eles quanto para os compradores", afirma o diretor de produtos e marketing da divisão de pagamentos e soluções anti-fraude do Buscapé Company, Marcelo Theodoro.

Perfil

O estudo da FControl também revela que a maioria dos fraudadores tem idades entre 31 e 40 anos. Outro dado curioso apontado é que 1% das tentativas de fraudes no e-commerce utilizam dados de pessoas menores de idade. Os criminosos do sexo masculino continuam sendo a principal ameaça com relação às fraudes virtuais, são responsáveis por 63,2% das tentativas de golpes no comércio eletrônico.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 106 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal