Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

02/07/2012 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresa alerta para falsos pedidos de donativos da Cruz Vermelha

Os investigadores dos Barracuda Labs identificaram um e-mail com pedido de donativos que supostamente tem origem na Cruz Vermelha, mas é um embuste para enganar os cibernautas.

eOs cibercriminosos nem sempre recorrem a malware para extorquir dinheiro aos utilizadores da Web. Às vezes só têm que pedir.

O e-mail não tem origem no site «redcross.org», mas sim no «redcros.org», que não tem nada a ver com a Cruz Vermelha.

«Uma refeição quente para vítimas de um desastre, sangue quando é mais preciso, abrigo quando não há sítio aonde ir, uma mensagem de emergência entregue a um membro das forças armadas pela sua família. Estes são alguns dos objectivos que os vossos donativos ajudam a concretizar», lê-se no e-mail falso (em inglês).

Ao contrário de muitos casos de fraude online, o link providenciado no e-mail não leva a um falso site do PayPal, mas sim ao genuíno, onde as vítimas deixam os donativos aos cibercriminosos.

Note-se que a Cruz Vermelha não envia e-mails a cibernautas aleatórios a pedir donativos. Quem estiver interessado em ajudar pode visitar o site oficial e preencher os formulários seguros fornecidos para o devido efeito.

«Nunca sigam os links nos e-mails [de origem desconhecida]. O risco é simplesmente alto demais. Se há uma organização cuja página querem visitar, escrevam manualmente o endereço no browser», aconselham os investigadores dos Barracuda Labs.

«Devido à fraude, ao spam e a exemplos como este, os grandes sites não incluem links nos e-mails que enviam», referem ainda.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 88 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal