Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

13/12/2012 - Engeplus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Emissão de atestados médicos falsificados é investigada no Vale do Araranguá

Por: Douglas Saviato


Cerca de 40 funcionários de um frigorífico de Morro Grande foram demitidos nos últimos dias, após apresentarem um possível atestado médico falso. Na manhã dessa terça-feira, a secretária de Saúde de Araranguá registrou um boletim de ocorrência por uso indevido de receituários, pois o médico que assinou os atestados estaria nos Estados Unidos quando os documentos foram assinados e apresentados à empresa.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Evelym Elias, foram registrados dois boletins de ocorrência. Um deles foi formalizado pelo uso indevido dos impressos de um órgão público. O outro foi feito pelo médico em questão, onde consta a falsificação, pois a assinatura não é do profissional. O médico estava nos Estados Unidos e retornou ao Brasil no dia 3 de dezembro, quando soube do caso. De acordo com a secretária, nos atestados constavam o Código Internacional da Doença (CID), os dias de afastamento e o nome do paciente. “No atestado não consta a unidade de saúde de onde ele foi emitido, por isso não sabemos quem emitiu esses documentos”, ressalta a secretária.

Os afastamentos são de três, cinco e até 15 dias. “O que chama atenção, em análise feita a grosso modo, é que os atestados são semelhantes, a letra sugere que foi sempre a mesma pessoa que escreveu. É utilizado o carimbo do médico em datas que ele não estava no Brasil”, salienta Evelym. Foram emitidos cerca de 64 atestados. Houve um caso em que um funcionário pegou nove atestados.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação de Criciúma e Região, Célio Elias, afirma que na manhã desta quarta-feira uma reunião vai acontecer com os trabalhadores demitidos da empresa por justa causa. “Há alguma coisa de errado nessa história, pois a empresa mantém uma versão e os funcionários outra. Vamos ao encontro aos trabalhadores ouvir o que eles têm a falar. O que sabemos é que um funcionário da unidade de Saúde Bom Pastor emitiu esses atestados. Temos que esclarecer essa questão com a secretaria de Saúde do município também”, ressalta.

Conforme o delegado da 1ª Delegacia de Polícia de Araranguá, Diego de Haro, os boletins serão encaminhados à Delegacia de Morro Grande. “Não quer dizer que os documentos foram falsificados em Araranguá. O que sabemos é que os profissionais são vinculados à cidade. Além disso, os funcionários envolvidos são de Morro Grande”, esclarece. “A principio, é evidente que houve uso de documento falso para isentar trabalhadores, pois o médico relatou que a assinatura não é dele. Agora vamos analisar os documentos a fundo para identificar os autores”, conclui.

A equipe de reportagem do Portal Engeplus entrou contato com a empresa, mas a direção da mesma não quis se manifestar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 304 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal