Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/12/2012 - Portugal Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Portugal piora posição em ranking internacional de corrupção

Por: Jorge Horta

O índice de percepção de corrupção agravou-se este ano em Portugal, deixando o país numa situação pior do que há dez anos. No universo da lusofonia, ainda assim, Portugal continua a ser o menos corrupto.

Lisboa - Portugal piorou este ano a sua posição no ranking mundial de corrupção elaborado pela organização Transparency International (TI). O país surge agora no 33º lugar, entre 176 nações, uma posição abaixo da que tinha no ano passado. A classificação está também bastante abaixo da 25ª posição que Portugal tinha há dez anos.

Na tabela da organização não governamental (ONG) TI, Portugal obteve 63 pontos (numa escala de zero a 100 em que zero significa que o país é visto como altamente corrupto e 100 traduz uma percepção de corrupção nula), tantos como o Butão e Porto Rico. E está um ponto abaixo da Estónia e dois pontos atrás de Espanha e Botsuana.

Os países menos corruptos do mundo são Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, todos com 90 pontos, de acordo com a TI.

Portugal ainda é o menos corrupto da CPLP

Entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Portugal acaba por ser o que tem uma imagem de menor corrupção. Cabo Verde vem a seguir, na 39ª posição do ranking (subiu dois lugares face a 2011), com 90 pontos. O Brasil ocupa o 69º lugar (melhorando face à 73ª posição no ano passado), com 43 pontos.

Seguem-se São Tomé (posição 72), Timor-Leste (no 113º lugar), Moçambique (123º classificado), Guiné-Bissau (150ª posição). Angola, no 157º lugar da lista, é o país lusófono com maior percepção de corrupção.

Em último lugar na lista da TI estão a Coreia do Norte, a Somália e o Afeganistão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 89 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal