Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/10/2007 - Agência Câmara Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Projeto institui senha biométrica para dados do governo

Por: Vania Alves


A Câmara analisa o Projeto de Lei 1230/07, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que torna obrigatória a identificação biométrica para acesso a bancos de dados dos setores de arrecadação de tributos, pagamentos diversos e de pessoal da administração pública direta, indireta e fundacional. A tecnologia biométrica é usada para a identificação de pessoas através das características únicas de cada indivíduo, como face, íris e impressão digital.

De acordo com o autor, os bancos de dados do serviço público normalmente usam sistema de acesso por códigos alfanuméricos, o que facilita a fraude. "Esse mecanismo não tem protegido efetivamente o erário", argumenta o deputado, lembrando a sofisticação crescente dos métodos usados por quadrilhas para acessar dados e informações tributárias ou de renda.

Proteção
A proposta determina ainda que os bancos de dados tenham mecanismo de registro e arquivamento automático de alterações nas informações armazenadas. Esses dados não poderão ser alterados ou apagados, antes do transcurso do prazo para prescrição de crimes contra a administração pública (cinco anos). Assim, se necessário, será possível averiguar quando e quem fez as alterações.

O parlamentar lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já utiliza esse sistema nos casos sujeitos a segredo de justiça.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Trabalho, Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 289 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal