Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

11/10/2012 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP investiga esquema de fraudes em Sobral

Por: Marina Solon e Ranne Almeida

Presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saee) de Sobral diz que prefeitura é vítima do esquema.

Mais um caso de esquema de empresas de fachada atuando no interior do Ceará está sob investigação. Ontem, uma operação conjunta da Procuradoria dos Crimes Contra à Administração Pública (Procap) e das polícias Civil e Militar apreendeu 15 carimbos e recibos em branco assinados na Prefeitura de Sobral e no Serviço de Água e Esgoto (Saae) do município.

Os crimes cometidos por essas empresas, entre elas laranjas, são quase sempre iguais: um único grupo participa das licitações dos municípios e, como em um jogo de cartas marcadas, a vencedora já é determinada antes mesmo da realização do certame.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), os mandados foram concedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral, Francisco Cavalcante Neto, que determinou que o Banco Central bloqueie as contas das empresas envolvidas.

Segundo informações do promotor de Sobral, Irapuan Dionísio, as empresas AGT Construções Ltda, C.A. Construções e Ferrovias e Benedito Basílio Madeira, acusadas de fazer parte da fraude, funcionam em “um pequeno casebre em um distrito de Sobral, em um só cômodo”. “O local estava cheio de poeira, o que confirma que essas empresas não funcionam de verdade”, apontou.

Conforme explica o promotor, algumas das empresas envolvidas nesse caso fazem parte do mesmo esquema investigado no município de Santana do Acaraú, onde seis pessoas envolvidas chegaram a ser presas no ano passado.

O desvio dos recursos, em Sobral, está estimado em R$ 1 milhão. A participação de funcionários da Prefeitura ainda é investigada.

O POVO apurou no portal da Transparência que essas mesmas empresas têm ou já tiveram contratos com os municípios de Groaíras, Alcântaras, Mucambo, Cariré e Reriutaba, todos municípios da Região Norte do Estado.

Resposta

O presidente do Serviço de Água e Esgoto (Saee) de Sobral, Luiz Fernando, disse que o Saee tomou conhecimento do esquema de fraudes das empresas que tinham contrato com a Comissão de Licitação de Sobral após a ação do MP. “Nós somos vítimas”.

Luiz Fernando esclarece que as sete pessoas que são réus da ação são ex-servidores do Saee, mas que foram desligadas em razão de terem sido detectados indícios de má conduta administrativa. “Já tinha inclusive separado os processos licitatórios numa sala para que fosse tomada alguma atitude de cunho administrativo quando o MP chegou com as ações de busca e apreensão”.

O presidente ainda esclarece que a Comissão de Licitação da prefeitura de Sobral não tem ligação com as fraudes. “Do nosso lado o processo é legal. O que não poderíamos prever é que do outro lado do balcão não seria a mesma coisa”.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O esquema de empresas em Sobral vem sendo investigado pelos promotores Irapuan Dionísio Júnior, Carlos Augusto Vasconcelos, Juliana Cronemberger, André Tabosa, Bismack Rodrigues e Venusto da Silva Cardoso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 65 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal