Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

30/10/2012 - odiario.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF desmantela quadrilha especializada em falsificação de tonners e cartuchos em Londrina

Por: Alexandre Sanches


A Polícia Federal (PF) em Londrina desmantelou, na manhã desta terça-feira (30), uma quadrilha especializada em falsificação de cartuchos para impressoras, tonners e selos holográficos das principais empresas do setor no mundo. A operação foi desenvolvida em um barracão localizado no Jardim Marisol, na zona leste, saída para Ibiporã (16 km de Londrina) e uma pessoa foi presa.

De acordo com informações do delegado Elvis Secco, que coordenou os trabalhos, a PF vinha investigando esta quadrilha em torno de seis meses para tentar prender os envolvidos nesta quadrilha que revendiam as falsificações não apenas para empresas privadas, mas também para órgãos públicos em diversos Estados brasileiros.

Em entrevista à Paiquerê AM, Elvis Secco afirmou que a quadrilha era especializada e que, no barracão, além de muito material utilizado na falsificação, havia caixas fechadas e prontas para serem despachadas para cidades de Minas Gerais. Mensalmente a quadrilha movimentava em torno de R$ 1 milhão. Pelo menos outras sete pessoas estão sendo investigadas por envolvimento com esta quadrilha.

"Eles falsificavam cartuchos de marcas famosas, tinham todo o processo de falsificação. E eles concorriam em pregões eletrônicos no Brasil todo em órgãos federais, estaduais e municipais", comentou o delegado, dizendo que normalmente a empresa concorria em municípios longe de Londrina, para não despertar suspeitas com relação ao endereço de fachada usado neste esquema.

Além de falsificação dos produtos, os envolvidos devem responder por formação de quadrilha, fraude em licitações públicas e contrabando. "Este esquema tem ligação com outra operação realizada em 2011, também com falsificação de tonners, cartuchos e selos holográficos", afirmou.

Como o esquema era completo, com produção de todas as etapas de produção dos cartuchos, Elvis Secco disse que estão investigando também a origem dos impressos das embalagens. "Vamos investigar as gráficas que podem estar participando deste esquema e outras pessoas envolvidas", salientou. Porém, nomes estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações.

Esta operação é um desdobramento de uma outra operação realizada em maio de 2011, quando a PF realizou a prisão no Condomínio Residencial Colina Verde, na zona oeste da cidade, de uma pessoa acusada de fazer parte de uma quadrilha especializada em falsificar cartuchos de impressora e tonners. No local foi apreendida uma grande quantidade de material falsificado, embalagens e selos holográficos de marcas famosas.

Da mesma forma que a quadrilha desmantelada nesta terça-feira, os quadrilheiros vendiam produtos para empresas privadas e órgãos públicos. Entre os clientes, constava o Tribunal de Justiça do Piauí.

No dia 1º de março de 2011 uma outra fábrica clandestina de tonners e cartuchos foi fechada pela Polícia Civil em Londrina, sendo que três pessoas foram presas nessa ação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal