Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/04/2006 - Jornal da Mídia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aprenda a evitar golpes na compra on-line de pacotes turísticos


Os feriados da Páscoa, de Tiradentes e do Dia do Trabalho estão movimentando o turismo brasileiro e a Internet vem se consolidando como um dos principais canais de negociações do setor, tanto para a compra de passagens aéreas, como para a aquisição de pacotes completos. Para auxiliar os consumidores que utilizam esta alternativa, o Movimento Internet Segura (MIS) sugere um conjunto de medidas para tornar a compra pela rede uma experiência sem qualquer tipo de susto.

Somente a compra de passagens aéreas pela Internet movimentou R$ 1,8 bilhão em 2005. O montante representa um crescimento de 80% em relação ao ano anterior. “Comprar pela Internet é sem dúvida, uma experiência segura e de praticidade para o cliente. No entanto, é importante que alguns cuidados básicos sejam tomados, sendo que muitos deles não são nada diferentes do que as ações de segurança replicadas do mundo real”, comentam o consultor do Movimento Internet Segura, Gastão Mattos.

Segundo ele, a Internet esta sendo mais utilizada como forma de “materializar” a isca da fraude do que propriamente o meio para efetivar o crime. E isto não somente em relação a compras do setor de turismo. Por isso existem dicas básicas para qualquer transação e algumas específicas para assuntos relacionados a viagens. As principais são :

1) Proteja seu computador. Tenha instalado antivírus (de preferência atualizado automaticamente, porque nós temos a tendência de esquecer de fazer as atualizações manualmente), um firewall e um anti-spams.

2) Fique atento à barra de endereços de seu navegador. Verifique se o endereço digitado não mudou durante a navegação. Caso seja uma conexão segura (aquela conexão com endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado), clique no cadeado e verifique se a informação do certificado corresponde com o endereço na barra de endereços do navegador.

3) O fato de uma empresa, no caso um hotel ou uma pousada, ter um endereço na Internet não é prova de sua idoneidade e integridade. Confirme informações antes de fornecer dados pessoais ou se comprometer com qualquer reserva.

4) Prefira empresas que atuam sem restrições a meios de pagamento (cartões de credito, boletos, etc).

5) Caso o estabelecimento somente aceite depósito em conta, desconfie. Se além disso, os dados da conta de depósito não corresponderem aos da empresa, a desconfiança deve ser maior.

6) Para confirmar reservas com depósitos como descrito no item anterior, somente em casos onde a pessoa já procedeu desta forma e tudo deu certo, ou por indicação de pessoas de confiança que fizeram o mesmo e também não tiveram problemas.

7) Observe se o site da empresa a ser contratada apresenta claramente formas alternativas de contato (telefone de atendimento) para esclarecer dúvidas dos clientes.

8) Procure informações alternativas para estabelecimentos não conhecidos ou pouco tradicionais. No caso de hotéis, por exemplo, contate sem compromissos uma agencia de viagens para verificar a validade das informações apresentadas no site.

9) Não aceite ofertas de pacotes tentadores via email. Eles são geralmente encaminhados por endereços falsos, com preços fora da realidade, prêmios instantâneos ou descontos especiais. Certifique-se sobre a procedência do e-mail e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo.

10) Não abrir, em hipótese alguma, anexos de emails vindos de desconhecidos ou mesmo de conhecidos mas com texto suspeito. Só clique em links se tiver certeza absoluta que o remetente lhe enviou um arquivo anexado. Nesse caso, aceite somente se o arquivo for um documento, planilha ou semelhante. Caso negativo apague imediatamente a mensagem. Nunca clique arquivos com extensão desconhecida. Na dúvida, apague.

Sobre o Movimento Internet Segura -- O Movimento Internet Segura (MIS) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net). A preocupação principal do MIS tem sido a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura.

A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Banco do Brasil, E-Consulting, McAfee, Microsoft, Redecard, Serasa, Symantec, Visanet, Lojas Pernambucanas, Sack’s, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Rede de Bem Estar Social(*), Philips, Brasil Telecom e das lojas eletrônicas Americanas.com, Comprafacil.com.br, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, SomLivre.com, Submarino.com.br e TokStok.com, que participam do projeto Liquidaweb.

No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet.

(*) A Rede de Bem Estar Social é uma entidade ligada ao Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 382 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal