Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

01/08/2012 - A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia procura rastro de golpistas do falso aluguel

Por: Maurício Martins


O golpista usa vários telefones, passa o número da conta-corrente, faz contratos em imobiliárias e passa boa parte do tempo ao lado da vítima. É o que acontece no golpe do falso aluguel, divulgado nas duas últimas edições de A Tribuna. Ainda assim, só com uma investigação trabalhosa e detalhada é possível localizar e prender o estelionatário. Isso porque a maior parte das pistas deixadas não auxiliam a Polícia Civil no esclarecimento do crime.

“Essas contas onde as vítimas depositam o dinheiro, via de regra, são contas de laranjas, abertas com documentos roubados. Isso dificulta a investigação”, afirma o delegado seccional de Santos em exercício, Luiz Henrique Ribeiro Artacho.

Apesar de o criminoso também usar documentos falsos ou de outras pessoas e mudar os chips dos telefones celulares, Artacho acredita que é possível encontrá-lo. “Quem dá um golpe assim se cerca de todos os detalhes para não ser identificado, mas escorrega e comete erros. É em cima desses erros que conseguimos identificar essa pessoa. O estelionatário sempre deixa um rastro”, ressalta o delegado.

Investigação

Nos casos descritos por A Tribuna, as vítimas foram orientadas a pegarem os contratos de locação em uma imobiliária de São Vicente, antes de entregarem (ou depositarem em conta) o dinheiro para um golpista que se passava por parente do dono dos imóveis.

Um comerciante perdeu R$ 3.300,00, que seria o valor de três meses de aluguéis adiantados de um apartamento na Pompeia. Já um caminhoneiro entregou R$ 2.700,00 pelo mesmo período de aluguel de um imóvel no Marapé.

Segundo Artacho, nessas situações, a polícia vai rastrear todos os contatos que a vítima fez com o estelionatário, os dados da conta de depósito e pedir esclarecimentos por parte da imobiliária. “Com todos esses detalhes, tentamos perseguir um caminho ao contrário”.

Inicialmente, o delegado não acredita que esses crimes sejam praticados por uma quadrilha. “Não vejo uma grande organização criminosa, são pessoas que tiram proveito da inocência dos outros, oportunistas”.

Orientações

Para o seccional, as vítimas caem em golpes porque buscam facilidades que acabam induzindo ao erro. O golpista não exige fiador, por exemplo. “O estelionato sempre tem uma participação, entre aspas, da vítima, que acha que vai levar uma vantagem”, diz Artacho.

Em caso de imóveis, o delegado aconselha a procurar sempre uma imobiliária, documentar as ações e pedir recibos. “Para revestir o negócio de uma lisura maior ou ter onde cobrar uma responsabilidade, é preciso ter uma empresa por trás”.

Sem imobiliária, a pessoa precisa verificar toda a documentação sozinha e conferir se existe alguma alienação sobre o imóvel. É importante puxar todos os dados em cartório, como o nome do proprietário e a ausência de pendências jurídicas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 100 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal