Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/10/2007 - Veja Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Imposto alto levou a fraudes, diz americano


Comentando o recente escândalo de sonegação de impostos envolvendo a companhia americana Cisco Systems no Brasil, o diretor-gerente para assuntos do hemisfério ocidental da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Mark Smith, afirmou que o excesso de impostos e as altas tarifas de importação fazem do Brasil um país propício à contravenção. A Câmara de Comércio reúne 3 milhões de empresas americanas.

"Subfaturamento de importações é muito comum no Brasil, há uma série de questões estruturais que criam um ambiente propício para as pessoas fazerem isso: carga tributária pesada, tarifas de importação altas", disse Smith, segundo reportagem desta quinta-feira do jornal O Estado de S. Paulo. Apesar disso, ele ressaltou que todas as empresas americanas devem cumprir a lei brasileira.

Persona – Os delegados da Polícia Federal envolvidos na Operação Persona – que revelou o esquema fraudulento da Cisco – reafirmaram nesta quarta-feira que a multinacional americana controlava uma cadeia de empresas no Brasil e nos EUA para subfaturar o preço de computadores. Assim, deixavam de recolher impostos, estimados em até 1,5 bilhão de reais.

A rede de empresas funcionava como um escudo: ela visava esconder que era a própria Cisco quem comandava a exportação nos Estados Unidos e a importação no Brasil. A idéia da rede era dificultar que as autoridades alfandegárias brasileiras descobrissem quem controlava as duas pontas.

A PF afirma que a Cisco usava empresas em paraísos fiscais como Panamá, Bahamas e Ilhas Virgens Britânicas com a intenção de criar mais um elo oculto nessa cadeia. Um dos atrativos dos paraísos fiscais é que dificultam ao máximo saber quem é o dono de uma empresa ou conta bancária.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 307 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal