Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/10/2012 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estudo diz que fraude em pesquisas científicas aumentou dez vezes


Um estudo de pesquisadores da Faculdade de Medicine Albert Einstein, nos Estados Unidos, sugere que a proporção de artigos que foram "despublicados" por motivo de fraude aumentou em dez vezes de 1975 até os dias de hoje. A pesquisa, publicada na revista americana PNAS, analisou documentos de ciências biomédicas na base PubMed e observou que aproximadamente metade dos mais de 2 mil artigos sofreram "retratação" por envolver fraude - invenção de dados e manipulação de experimentos. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A equipe de pesquisadores, liderada por Arturo Casadevall concluiu que apenas um quarto dos artigos estudados foram "retratados" devido a erros simples, como plágio ou dupla publicação. Segundo os autores da pesquisa, a correlação entre artigos fraudulentos e revistas de alto impacto sugere que os louros de publicar em tais revistas são um grande incentivo a atitudes antiéticas. Neste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal órgão federal de apoio à pesquisa no país, criou a Comissão da Integridade na Atividade de Pesquisa, responsável por receber denúncias e conduzir investigações sobre casos de má conduta, que já analisou sete casos de plágio, sendo que três ainda estão em andamento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 108 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal