Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2007 - Partner Report Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MasterCard inaugura programa de educação financeira no Brasil

Por: Heloisa Valente


O Brasil é o segundo país na América Latina a contar com um programa de educação financeira desenvolvido pela MasterCard Worldwide. A iniciativa chegou ao México há um mês e agora aporta no mercado brasileiro. A criação do portal www.consumidorconsciente.org tem por objetivo levar à população informações sobre como administrar um orçamento familiar, contribuir para que os consumidores não se endividem, além de desmistificar o uso de cartões de crédito e débito com consciência.

Richard Hartzell, presidente da MasterCard Wordlwide para a região da América Latina e Caribe, diz que a idéia é levar ao consumidor opções para que ele possa melhor gerenciar suas finanças. “A companhia já desenvolve programas semelhantes em países como EUA, Canadá, Índia e Austrália com sucesso. Acreditamos que a ação é uma importante ferramenta para a responsabilidade social”, afirma.

José Tosi, gerente geral da MasterCard no Brasil, diz que os jovens, entrantes no mercado de crédito e consumo via cartões, são o principal público-alvo do programa educacional. “Os jovens cada vez mais utilizam cartões em seus consumos diários. Muitas vezes eles deixam de utilizar o plástico pelo medo do descontrole financeiro. Em outras, utilizam os cartões para o próprio controle, já que ele reúne em uma única data de vencimento várias despesas. São estas dúvidas e medos que pretendemos desmistificar e orientar junto ao consumidor”, ressalta.

O executivo cita uma pesquisa realizada entre os clientes da MasterCard que indica que 58% dos portadores de cartões começaram suas experiências com o plástico nos últimos três anos. Tosi diz, ainda, que a população de baixa renda é outra vertente importante que o programa pretende atender. Em 2006, 15% dos clientes MasterCard figuravam nesta camada social. Além do portal de informações, a bandeira elaborou um material gráfico (cartilhas específicas sobre consumo consciente) que será distribuído nos bancos clientes para que eles possam replicar o conhecimento aos clientes.

O portal está dirigido tanto à população bancarizada como aqueles que estão fora do sistema bancário e traz informações como: maneiras de administrar o dinheiro, dicas de segurança e como evitar fraude em cartões, planejamento financeiro, entre outras dicas úteis ao consumo consciente. Esta primeira etapa do programa está voltada ao público em geral e aos bancos parceiros. Em um segundo momento, universidades e outros nichos de mercado como varejistas devem contar com ações específicas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 372 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal