Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/04/2006 - Jornal Diário (online) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes pela rede cresceram 600%


Aumento de até 600% nas fraudes cometidas pela internet em todo o país alerta usuários a tomarem cuidados básicos para evitar desvio de dinheiro em contas correntes, principal golpe praticado por grupos especializados.
Manter atualizado um bom sistema antivírus, utilizar firewall pessoal (programa que filtra mensagens) e sempre desconfiar de e-mails desconhecidos são algumas orientações de especialistas para evitar problemas.

Segundo o Julio Fernando Lieira, coordenador dos cursos de informática da Unimar, dados bancários, como número de contas correntes e senhas são capturados por programa denominado Cavalo de Tróia.

Ele é instalado no computador sem que o usuário saiba, quando um e-mail - geralmente Spam (mensagem enviada para grande número de endereços) - é aberto.

“São e-mails que despertam a curiosidade do internauta, que vêm em nome de bancos, da receita federal ou de lojas em que o usuário costuma fazer compras on line”, explica Lieira.

Segundo ele, quando esses e-mails são abertos, geralmente aparece um link que quando aberto, abre passagem para a instalação do programa espião.

Quadrilhas especializadas com até 50 integrantes participam da fraude, cada qual com sua função, desde o desenvolvimento do programa, até o envio dos Spams e aliciadores de contas de laranjas para onde o dinheiro desviado será enviado.

“É muito difícil prender tais quadrilhas. As investigações demoram anos, porque dificultam o rastreamento, muitas vezes utilizando servidores de outros países. Nunca usam máquinas próprias para os golpes”, alerta.

Para evitar que o programa espião se instale na máquina, o correto, segundo Lieira é o usuário nunca abrir e-mails suspeitos, mas caso abra e apareça um link, não sucumbir à curiosidade.

Site www.cartilha.cert.br, faz o monitoramento de segurança e pode ser acessado em casos de dúvidas. Lieira diz que todos os dias recebe 40 mensagens em sua caixa postal, metade delas, Spam. Ele já criou metodologia para eliminar tais mensagens, mesmo assim o programa não consegue filtrar todas. “Antes eram 80 mensagens”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 499 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal