Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

05/10/2012 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes on-line geram prejuízo de até R$ 562 por ano aos internautas

Por: Fabiana Pimentel

Em doze meses, mais de 28 milhões de brasileiros foram vítimas de alguma fraude on-line.

SÃO PAULO - Os internautas brasileiros costumam perder por ano, até R$ 562 por causa de fraudes on-line. Em um ano, 28,3 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes cibernéticos.

De acordo com a pesquisa Norton Cybercrime Report, realizada pela Norton/Symantec, 75% dos internautas adultos já sofreram algum tipo de fraude on-line. Nos últimos 12 meses, 56% disseram ter sido vítimas dessas fraudes.

Ameaças sociais

Segundo o levantamento 21% dos internautas já foram vítimas de fraudes no ambiente social e móvel. Já 39% dos que possuem perfil em redes sociais foram vítimas de malwares. "Os cibercriminosos estão mudando suas táticas para atingir plataformas móveis e sociais, ambientes que estão em rápido crescimento e onde os consumidores estão menos conscientes dos riscos de segurança", afirma a advogada da Norton Internet Safety, Marian Merritt.

A pesquisa também revela que 15% dos usuários de redes sociais relatam que alguém já invadiu seu perfil e se passou por eles.

Embora 75% acreditem que os cibercriminosos estejam mirando nas redes sociais, 44% deste internautas utilizam uma solução de segurança que os proteja contra ameaças nestes ambientes. Além disso, apenas 49% usam as configurações de privacidade para controlar as informações que compartilham.

Insegurança

A pesquisa também revela que a maioria dos internautas está nos passos básicos para proteger a si mesmos e às suas informações pessoais, como apagar e-mails suspeitos e ter cuidado com os seus dados pessoais no mundo on-line. No entanto, outras precauções essenciais são ignoradas: 40% não usam senhas complexas nem as alteram com frequência.

Além disso, mais de um terço não confere o símbolo de cadeado no navegador antes de digitar informações pessoais críticas, como dados bancários.

O levantamento mostra que 40% dos internautas não sabem que um vírus pode operar de forma discreta, tornando-se difícil saber se um computador foi comprometido. Além disso, 55% relataram não estarem certos de que seu computador está limpo e livre de vírus.

27% dos entrevistados relatam ter sido notificados para alterar a senha de uma conta de e-mail comprometida. “Muitas vezes, e-mails pessoais contêm as chaves importantes para o mundo virtual. Contraventores podem tanto ganhar acesso a tudo em sua caixa de entrada do e-mail quanto também podem redefinir suas senhas para qualquer outro site que você possa acessar, clicando no link ’esqueceu sua senha‘, interceptando os e-mails e, efetivamente, bloqueando você das suas próprias contas”, afirma analista-chefe de crimes cibernéticos da Norton, Adam Palmer.

O analista ainda aconselha que para se proteger, o internauta deve utilizar senhas complexas. “Neste sentido, para proteger o seu e-mail, é recomendável a utilização de senhas complexas, sendo que de tempos em tempos haja a alteração delas”, finaliza.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 118 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal