Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

02/10/2012 - RCM Pharma Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude na investigação científica está a crescer a um ritmo perturbador


A fraude na investigação científica está a crescer a um ritmo perturbador, mesmo que, apesar de tudo, permaneça rara, concluiu um estudo divulgado esta segunda-feira, noticia a AP, citada pela agência Lusa.

Uma análise das retratações em revistas científicas de biologia e medicina, que publicam artigos depois de serem revistos por peritos da área em causa, o designado sistema ‘peer-review’ apurou que o número de projectos abandonados por más práticas científicas foi multiplicado por sete, em relação a meados da década de 70.

O estudo apurou que fraude ou suspeitas de fraude é de longe a principal razão para retratações, ultrapassando erros ou plágios.

A fraude é detectada apenas algumas vezes em cada cem mil estudos publicados.

O autor, Arturo Casadevall, especificou que poucas falhas ou poucos erros podem causar grandes problemas que podem afectar negativamente as pessoas.

Uma das justificações que avançou foi a da pressão para o investigador ter impacto relevante na ciência.

O estudo foi publicado esta segunda-feira nas Actas da Academia das Ciências dos EUA (PNAS, na sigla em Inglês).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 96 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal