Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/04/2006 - Jornal Pequeno Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Associação Comercial alerta para o golpe da lista telefônica


O golpe da lista telefônica está de volta e os comerciantes devem estar atentos para não serem enganados pelos golpistas que ligam simulando a venda de espaço na lista telefônica. O alerta está sendo feito pela Associação Comercial do Maranhão que orienta os empresários a redobrarem os cuidados na hora de fornecer os dados cadastrais da empresa.

De acordo com as denúncias, as ligações são feitas, normalmente, por empresas desconhecidas, localizadas em grande número na cidade de Campinas-SP, tais como Associação Comercial Nacional e outros nomes parecidos, bem como Central Brasileira de Listas Telefônicas. Após solicitarem os dados do estabelecimento comercial, como nome, endereço e CNPJ, enviam um fax, pedindo a assinatura e devolução do documento para o emitente. Em seguida, o empresário receberá um boleto de cobrança bancária, mesmo sem ter contratado os serviços.

Ao advertir os empresários, o assessor jurídico da ACM, José Maria Romão, explicou que as pessoas devem ter muito cuidado ao passar dados pessoais ou da empresa pelo telefone, ou em fazer contratos com empresas de fora. A orientação é para que os funcionários também não transmitam dados cadastrais que devem ser informados para representantes identificados com uniforme, crachá e documentos da empresa onde trabalha.

“O departamento Jurídico da ACM vem há muito tempo alertando a praça sobre o assunto, mas muitos incautos, sem consultar o seu órgão, acabam pagando; e, claro, os estelionatários cobrando”, reforçou o consultor jurídico, José Maria Romão.

Para os empresários que estão sendo vítimas do denominado “golpe da lista telefônica”, a Associação Comercial está disponibilizando, no site www.acm-ma.com.br/modelos documentos, o modelo de carta adaptada às circunstâncias. A medida, que vem sendo adotada desde o ano passado pela entidade, voltou a ser uma das preocupações em função da continuidade da cobrança ilegal.

De acordo com José Maria Romão, o modelo de carta deve ser enviado à empresa cobradora/ofertante dos serviços, com cópia para o banco envolvido junto com os boletos de cobrança recebidos. “A carta deve informar que a empresa nada deve por nada haver contratado e, ainda que foi feito o registro na delegacia de polícia”, explicou o assessor.

A resolução n° 66 de 9 de novembro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante aos assinantes de linha de telefonia fixa o direito à inclusão e divulgação, em listas telefônicas, do nome, telefone e endereço da empresa ou da pessoa física, de forma gratuita.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 8476 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: GERALDO FIRME DE ARAUJO - 28/07/2011 12:54

HFAKOlá boa tarde.

Este tipo de golpe já chegou no interior do Estado de Minad Gerais. Nomes usados- guiatel-central nacional de telecomunicaçoes- emetel editora e outras.

Caso tenha alguma matéria favor enviar par meu e-mail.

Já FUI AMEAÇADO POR DUAS VEZES DE TER O NOME DE MINHA OFICINA PROTESTADO. ontém recebi de novo pela tal de Dra. Sandra e uma tal de sra. Critina Almeida que se dizia ser do cartorio de preotesto de Sao Paulo.

Um abraço.

Geraldo Firme



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal