Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/09/2012 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Três antigos executivos da Olympus declaram-se culpados de fraude


Dois ex-dirigentes e um antigo auditor do fabricante japonês de máquinas fotográficas Olympus declararam-se culpados, esta terça-feira, na primeira audiência num tribunal de Tóquio, no âmbito do processo por ocultação de perdas em investimentos.

O antigo presidente da Olympus Tsuyoshi Kikukawa, de 71 anos, o ex-auditor Hideo Yamada, 67 anos, e o ex-vice-presidente executivo Hisashi Mori, de 54 anos, declararam-se hoje culpados por colaborar na apresentação junto do Ministério das Finanças de falsos relatórios financeiros, os quais 'engordavam' os ativos líquidos reais da Olympus.

Segundo o Ministério Público japonês, os três levaram a cabo esta falsificação durante cinco anos, até 2010.

O caso foi descoberto em outubro de 2011, quando o então CEO britânico da empresa, Michael Woodford, foi destituído do cargo, depois de ter começado a levantar questões acerca de pagamentos para aconselhamento jurídico e aquisições alegadamente duvidosas.

Caso sejam considerados culpados, os três antigos executivos incorrem numa pena de até dez anos de prisão, no pagamento de uma multa de dez milhões de ienes (99,2 mil euros) ou até em ambas.

Já a empresa, que também admitiu culpa no processo, poderá ser penalizada com uma multa de até 700 milhões de ienes (6,9 milhões de euros).

A Olympus informou terem sido ocultados 117,7 mil milhões de ienes (1,2 mil milhões de euros) em perdas em investimentos desde a década de 1990.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 112 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal