Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

23/09/2012 - A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

IPAT é alvo de tentativa de fraude em levantamento

Por: Sandro Thadeu



O Instituto de Pesquisas A Tribuna é alvo de uma tentativa criminosa, em Itanhaém, após a realização do levantamento sobre as eleições municipais deste ano.

Ao final do trabalho de campo na Cidade, na quinta-feira, foi identificada a circulação de falsos questionários preenchidos, que teriam sido encontrados nas ruas.

Dessa forma, ficaria sugerida a ocorrência de uma manipulação dos resultados, pois os papéis teriam sido descartados, deliberadamente, para prejudicar determinado candidato, cuja intenção de voto figuraria neles.

No entanto, todas as folhas achadas tinham algo em comum: o canto superior direito delas estava queimado, o que comprova a tentativa de manchar a credibilidade do IPAT.

Conforme o coordenador do instituto, Alcindo Gonçalves, foram realizadas 600 entrevistas na quinta-feira. Todos os questionários são numerados e foram entregues no fim do dia, conferidos e enviados para digitação.

“Eles foram aplicados por duas equipes de dez pesquisadores nos diferentes bairros da Cidade. A coleta é supervisionada por um coordenador e um fiscal de campo para cada equipe. Nenhuma irregularidade foi constatada”, ressalta.

Ontem pela manhã, o IPAT teve acesso a quatro formulários queimados claramente na parte superior, onde fica marcada a numeração. Um deles está sem qualquer identificação.

Para Gonçalves, tudo leva a crer que os impressos falsos foram obtidos no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde os modelos de questionários podem ser consultados.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número 01121/2012. Qualquer pessoa tem acesso ao formulário aplicado (sem numeração). Então, os papéis foram impressos, preenchidos de forma intencional e espalhados pelo Município.

“Reafirmamos a lisura do trabalho realizado em Itanhaém, no último dia 20, confirmando uma trajetória de seriedade e competência na realização de pesquisas na região nos últimos oito anos”, afirma.

Apuração

Conforme o advogado Maurício Guimarães Cury, o IPAT tomará todas as medidas jurídicas cabíveis amanhã, quando o caso será levado ao conhecimento da polícia e da Justiça Eleitoral no Município.

“Trata-se de uma tentativa grosseira de manipulação da pesquisa. Os questionários do IPAT são devidamente numerados. Essa ação teve o único objetivo de desmoralizar o trabalho sério realizado pelo instituto”, diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 151 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal