Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/09/2012 - Ciência Hoje Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ferramenta detecta analgésicos falsos em cinco minutos

Testes podem ser utilizados por consumidores.

Investigadores do Saint Mary's College e da Universidade de Notre Dame, ambas nos EUA, desenvolveram um Dispositivo de Análises em Papel (DAP) capaz de detectar analgésicos contrafeitos em menos de cinco minutos. A descoberta foi apresentada, no fim-de-semana passado, à American Chemical Society em Filadélfia.

A equipa liderada pelo professor Toni Barstis modificou um suporte pré-existente para desenvolver a nova ferramenta, semelhante a um pedaço de cartão, que tem a capacidade de detectar a presença de Panadol – um acetaminofeno que combate a dor e febre.

O Panadol é um dos analgésicos mais falsificados no mundo e mesmo a embalagem é indistinguível. Para encontrar ingredientes falsos, basta esfregar o medicamento no PAD e mergulhá-lo em água. A cor do papel muda e mostra ambos ingredientes falsificados e autênticos. O teste demora menos de cinco minutos e pode ser realizado pelos próprios consumidores.

Entretanto, a equipa de Barstis estão a tentar desenvolver testes semelhantes para testar falsos antibióticos, medicamentos anti-malária e Tamiflu, fármaco para combater o vírus influenza.

A Organização Mundial de Saúde estima que pelo menos dez por cento dos medicamentos distribuídos nos países em desenvolvimento sejam contrafeitos, causando milhares de mortes por ano.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 143 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal