Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/09/2012 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prescrição digital evita fraudes em programas de saúde do Governo

Por: Ana Paula de Sousa


Em todo o Brasil, vem crescendo o número de fraudes relacionada ao desvio de verbas públicas do programa “Aqui tem Farmácia Popular”, que oferece remédios à população com descontos de até 90%. A venda é subsidiada pelo Governo Federal e as farmácias que integram a iniciativa recebem o valor dos medicamentos comercializados na íntegra. As farmácias que fraudam o sistema enviam ao governo comprovantes de venda falsos, solicitando o reembolso. Ou seja, o Governo paga sem que o remédio tenha saído da prateleira das farmácias. Para computar uma venda e pedir o repasse do SUS, o farmacêutico precisa informar apenas o CRM do médico e o CPF do paciente.

A solução para problemas desse tipo já existe e foi criada em Blumenau (SC). A empresa de tecnologia RXCo. é pioneira no Brasil no desenvolvimento de um software chamado “Prescrição Digital”, que gera o receituário médico eletrônico, com um código de barras. Por meio de um leitor, o farmacêutico lê esse código e comercializa os medicamentos ao paciente. Todas as informações ficam registradas em um banco de dados e podem ser rastreadas. Com a solução, é possível consultar o médico que receitou o remédio, quando o medicamento saiu do laboratório fabricante, quando foi comprado pela farmácia e quando foi adquirido pelo paciente, entre outros dados. “O sistema não permite fraudes do tipo que vemos no programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, pois não é possível gerar receituários ou comprovantes de venda falsos”, explica o diretor da RXCo., Augusto Navarro, que apresentou a solução ao Ministério da Saúde e aguarda avaliação nos próximos dias.

Além de evitar fraudes, o sistema acaba com a possibilidade de erro nas medicações, problema comum devido à letra ilegível do médico ou falta de informações necessárias para a correta administração dos medicamentos. Inclusive tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, projeto de lei do deputado Ademir Camilo (PSD/MG), que pretende adotar, embrionariamente, nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a obrigatoriedade das prescrições médicas de medicamentos subsidiados pelo programa Farmácia Popular serem digitadas ou apresentadas por meio eletrônico.

Facilidade online

O software Prescrição Digital não necessita de instalação ou download e integra toda a cadeia comercial dos medicamentos, desde o laboratório fabricante até o paciente. Os requisitos mínimos para o uso do sistema são apenas um computador com internet banda larga e impressora a laser ou jato de tinta.

A solução pode ser integrada aos maiores softwares para Clínicas, Consultórios e Hospitais. Também é possível padronizar as receitas médicas com todos os benefícios que a Prescrição Digital proporciona.

Sobre a RXCo.

A RXCo. nasceu em Blumenau (SC), reconhecido polo de tecnologia da informação, com a missão de possibilitar aos profissionais da saúde as mais eficazes ferramentas de trabalho e a visão de ser referência em soluções online na área da saúde.

Mais informações no site http://www.prescricaodigital.com.br/

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 201 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal