Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/09/2012 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

ARS Norte diz que acusações sobre títulos académicos falsos não foram relatadas

A Administração Regional de Saúde do Norte disse hoje não ter conhecimento das acusações feitas pela Federação Nacional dos Médicos de que alguns dos novos directores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde apresentaram currículos com títulos académicos falsos.

A ARS Norte, em resposta enviada à agência Lusa, negou ainda que o Ministério da Saúde tenha solicitado novos elementos de avaliação curricular, dizendo que essa informação veiculada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM) “não é verdade”.

A mesma entidade garante que “as acusações da FNAM” relativas à apresentação de currículos com títulos académicos falsos “não foram até ao momento nem relatadas, nem objectivadas” junto da administração regional de saúde.

A FNAM denunciou hoje que alguns dos novos directores executivos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da ARS Norte apresentaram currículos com títulos académicos falsos.

A federação acrescentou ainda que o Ministério da Saúde pediu aos directores executivos recentemente nomeados a apresentação de “novos elementos de avaliação curricular e de competências em gestão”, assim como “comprovativos de todos os cargos referidos nos currículos entregues”.

A ARS Norte sublinha, no entanto, que, “em todos os casos desta natureza, compete aos nomeados a responsabilidade pelas informações pessoais e curriculares” e que “a violação deste princípio encontra-se prevista no ordenamento jurídico”.

“A haver algo de concreto, que até ao momento não houve, a ARS Norte está interessada e aberta à avaliação que se venha a determinar necessária”, refere ainda.

A FNAM classificou ainda de “estranho” e “porventura único na administração pública” que primeiro se tenham efectuado as “nomeações e só depois (...) se decida analisar a adequação dos perfis em função dos cargos a que se destinam e, por conseguinte, reavaliar e verificar documentalmente os curricula apresentados”.

“Que vai agora fazer o Ministério”, questiona a FNAM, sugerindo “uma reavaliação objectiva e independente”, ou “uma “intervenção da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública”.

No início de Agosto, o Sindicato de Médicos do Norte acusou o ministro da Saúde, Paulo Macedo, de cometer “tráfico de influências” a propósito da nomeação de novos directores nos ACES da ARS do Norte.

Sobre as críticas feitas ao facto de estes dirigentes não serem médicos, na altura a ARS adiantou à Lusa que, de um total de “21 directores” dos Agrupamentos dos Centros de Saúde da ARS Norte, havia “seis” que não eram médicos, ou não estavam área da saúde.

A Ordem dos Médicos do Norte também já tinha manifestado em 01 de agosto “preocupação” com as recentes nomeações dos directores executivos dos agrupamentos de Centros de Saúde, alertando que se tratavam de pessoas com “total ausência de experiência” na área.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 94 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal