Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/09/2012 - TecMundo / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Código com nanopartículas deve dificultar a falsificação de dinheiro

Por: Carlos Eduardo Ferreira

Ao ser colocado sobre as cédulas, o selo de segurança pode ser lido por laser próximo ao infravermelho.

Uma equipe de cientistas da South Dakota School of Mines and Technology apareceu recentemente com um novo código de segurança que deve dificultar a vida dos falsificadores de dinheiro. Trata-se de um código QR especial composto por nanopartículas e tintas fluorescentes azul e verde.

O composto é impresso com o auxílio de ferramentas computadorizadas (CAD) e pode ser colocado sobre várias superfícies, como papel, filme plástico e vidro, utilizando um aerosol — conforme reportou a agência de notícias AFP. O código pode ser visto apenas com a utilização de lasers próximos ao infravermelho.

De acordo com os desenvolvedores, as nanopartículas absorvem fótons com comprimento de onda não visível para, em seguida, emiti-las de forma perceptível para o olho humano. Isso faz com que o selo de segurança salte à vista, podendo ser então escaneado.

Embora códigos QR não representem nada de realmente novo — podendo, atualmente, ser interpretados por uma série de gadgets —, a integração de nanopartículas ao processo é um salto tecnológico óbvio. E também deve ser seguro: “Nós fizemos diversos testes, e tudo indica que a tinta é bastante durável”, disse o líder do projeto, Jon Kellar, ao referido site.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 77 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal