Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

14/09/2012 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP desmonta esquema de fraudes em Trairi

Ministério Público calcula em cerca de R$ 20 milhões o prejuízo causado aos cofres públicos. Secretários municipais, integrantes da Comissão de Licitação e advogados estão entre acusados.

Sete acusados de envolvimento com irregularidades administrativas em Trairi, a 125 km de Fortaleza, tiveram prisões preventivas determinada ontem pelo juiz Fernando Teles de Paula Lima. O grupo é acusado de formação de quadrilha, falsidade ideológica e fraude em licitações realizadas no Município.

Euclides Andrade de Castro (ex-secretário de Finanças), Evaldo Luís Antunes, Manoel Carlos Oliveira, Gabriela Maria Chaves Souto (ex-membros da Comissão de Licitação da Prefeitura), José Eloísio Maramaldo Filho e Caroline Gondim Lima (advogados) foram presos na manhã de ontem. Neio Lúcio Ferraz Passes, também advogado, está foragido, de acordo com o site do Tribunal de Justiça.

Milionário

O Ministério Público diz que foram encontradas irregularidades em 33 procedimentos licitatórios, envolvendo a quantia de R$ 19.650.621,29. O ex-secretário de Finanças teria disponibilizado recursos e homologado as licitações fraudulentas.

Os ex-membros da Comissão seriam os responsáveis materiais pela execução das fraudes e os advogados teriam emitido pareceres jurídicos e concorrido às licitações. Segundo o MP, a Comissão funcionava “como verdadeira fábrica clandestina e inescrupulosa de produção criminosa em série de procedimentos licitatórios do ente municipal”.

Os denunciados terão o prazo de dez dias, a partir da citação, para apresentarem defesa escrita.

Acusados dos mesmos crimes, estão presos temporariamente: Maria das Graças Barbosa (secretária de Educação), Germana da Paixão Oliveira (secretária do Trabalho e Ação Social), José Evandro Cunha (secretário de Saúde), Márcio Alves Ribeiro (vereador e ex-secretário de Cultura), José Airton Ribeiro (secretário de Finanças), José Ademar Barroso (empresário) e Alexandre Pires Sousa (membro da Comissão de Licitação). O advogado Guilherme Araripe Nogueira, também acusado de envolvimento com as irregularidades descobertas em Trairi, está foragido.

A operação de ontem mobilizou as Polícias Militar e Civil no Município, além do Ministério Público, representado pelo promotor Ygor Pereira.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Seis pessoas foram presas ontem pela manhã. À tarde, a justiça determinou a prisão de mais sete acusados de envolvimento com o esquema que causou prejuízo milionário aos cofres do município. Dois advogados estavam foragidos até ontem à noite.

Saiba mais

Da temporária à preventiva

O promotor Ygor Pereira, que comandou a operação, disse aos jornalistas que os desvios teriam acontecido entre os anos de 2010 e 2012. Parte dos presos ontem obtivera liberdade no último sábado, graças a um habeas corpus, após passarem alguns dias na cadeia sob prisão temporária. Ontem, a Justiça decretou nova prisão, agora preventiva.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 205 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal