Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/09/2012 - MidiaCon Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quadrilhas alteram código de barras de boletos para desviar dinheiro

Com a fraude, o dinheiro do boleto bancário pago vai para a conta corrente dos golpistas. As vítimas são hospitais e universidades, que pagaram a conta em dia, mas o dinheiro não vai para o verdadeiro destinatário.

Golpistas estão fraudando o número do código de barras de boletos bancários para desviar o dinheiro dos pagamentos. O golpe milionário contra o consumidor está sendo investigado pela polícia de São Paulo.

Segundo a polícia, os golpistas trocam a numeração do código de barras do boleto bancário e o dinheiro pago em vez de ir para a empresa que prestou o serviço, vai para a conta corrente dos criminosos. "São pessoas que trabalham nas empresas e têm acesso a informações ou que prestam serviços para elas, porque só eles têm como adulterar e saber quando acontece o pagamento para substituir o boleto original pelo fraudulento", explica o delegado Eduardo Gobbetti.

Em apenas um inquérrito da Delegacia de Investigações sobre Estelionato de São Paulo, o prejuízo chega a mais de R$ 2,5 milhões. A maioria das vítimas são hospitais e universidades que pagaram a conta em dia, mas o dinheiro não foi para o verdadeiro destinatário. "O valor cai na conta de uma terceira pessoa, de uma outra conta corrente", afirma o delegado.

Quando o código de barras é passado no leitor, ele capturara e converte as barras pretas em 47 números, que identificam o valor da conta, a data de vencimento, quem está pagando e para onde vai o dinheiro. De acordo com o delegado, sempre que o consumidor for pagar uma conta, deve pedir ao funcionário do banco para confirmar o nome do cedente. "Se o valor for muito alto, o cliente deve pegar a fatura diretamente no local emitente, dificultando mais a fraude", alerta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 98 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal