Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/10/2007 - Brasília em Tempo Real Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aumenta o consumo de mercadorias piratas


O consumo de produtos piratas cresceu no Brasil em comparação ao ano passado. Pesquisa realizada pela Fecomércio do Rio de Janeiro em 70 municípios do país mostra que 42% das pessoas compram mercadorias falsificadas, percentual idêntico ao encontrado pelo mesmo estudo em 2006. Apesar disso, o volume de produtos adquiridos é maior. Na lista dos itens mais procurados, os CDs foram citados por 86% dos entrevistados, mesma quantidade do ano anterior. A compra de DVDs, no entanto, cresceu bastante. Em 2007, 53% das pessoas confessaram adquirir a mídia contra 35% em 2006.

A venda de aparelhos de DVD cresceu nos últimos 18 meses. Isso eleva o número de pessoas que desejam assistir aos filmes e, conseqüentemente, a procura por piratas, afirma Márcio Gonçalves, diretor regional antipirataria da Motion Picture Association (MPA), entidade que representa os principais estúdios de Hollywood. Assim como aumenta a procura pelos vídeos copiados ilegalmente, cresce a oferta da falsificação. Os vendedores de CDs piratas aproveitam a mesma rede de distribuição para comercializar os DVDs, revela Gonçalves. De acordo com a MPA, de cada 10 DVDs vendidos no Brasil, seis são piratas.

De acordo com estimativa da Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), o mercado de CDs e DVDs encolheu quase 80% desde 2000. Isso cria uma sensação de que a pirataria é um delito de pouquíssimo poder ofensivo, o que absolutamente não corresponde à realidade, analisa Paulo Rosa, diretor geral da ABPD. Segundo ele, para conter os prejuízos causados pela venda de cópias ilegais, a indústria fonográfica tem reduzido preços, custos, folha de funcionários, elenco de artistas contratados, investimentos em gravação e em promoção de novos e consagrados artistas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 300 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal