Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/08/2012 - Âmbito Jurídico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Negada indenização a vítima de fraude em comércio eletrônico


A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter sentença da Comarca de Jacareí que indeferiu indenização por danos materiais e morais a um homem, vítima de fraude ao vender equipamento de filmagem por meio de um site de comércio eletrônico.
O internauta P.M.S. relatou, nos autos da ação de reparação de danos, que recebeu uma mensagem eletrônica da ré que informava a venda de sua filmadora, após a qual ele providenciou o envio da máquina para o comprador. No entanto, o e-mail era falso – tratava-se de um caso de estelionato – e o autor perdeu sua máquina. Para o Juízo de primeira instância, a empresa não teve nenhuma responsabilidade pelo incidente, pois o vendedor não conferiu se o pagamento havia sido, de fato, efetuado. Contrariado com tal entendimento, o requerente interpôs apelação, alegando que o sistema oferecido pelo site é inseguro e que os serviços prestados ocorreram de forma defeituosa e prejudicial.

Para o relator do recurso, desembargador Mario Antonio Silveira, o vendedor não tomou a cautela necessária ao verificar se o depósito havia sido mesmo realizado em sua conta, antes do envio do equipamento. “De mais a mais, o autor nem sequer se empenhou em produzir provas para demonstrar que o computador que tenha se utilizado para o negócio em questão não estivesse vulnerável a terceiros ou, ao revés, que fragilizado estivesse o sistema eletrônico da ré, provas estas que estavam plenamente ao seu alcance, caso tivesse interesse em produzir.”

Os desembargadores Eros Piceli e Sá Moreira de Oliveira, que completaram a turma julgadora, seguiram o entendimento do relator.

Apelação nº 0008963-14.2011.8.26.0292

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 119 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal