Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

26/07/2012 - Diário de São Paulo / Agência Bom Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação do Gaeco prende sete em Marília

Por: Carla Zimmermann

Advogado e contador mariliense são acusados pela polícia de liderarem uma quadrilha de falsificadores.

Os promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Bauru desencadearam neta quarta-feira (25) a Operação Klon, em âmbito nacional, visando desarticular uma organização criminosa.

Doze mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Marília e 11 mandados de prisão foram cumpridos em Marília, Júlio Mesquita, Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Paulo e no estado de Minas Gerais.

Em Marília, sete pessoas foram presas e quatro ainda não foram localizadas. A ação estava sendo supostamente liderada por um advogado e um contador residentes em Marília, com ramificações em diversas partes do território nacional. O contador foi preso e o advogado está foragido.

A investigação apura suposto esquema de receptação de espelhos de documentos públicos em branco, falsificação de documentos públicos e particulares da Receita Federal, fraude bancária e contra o comércio, receptação de veículos e lavagem de dinheiro, além de inserção de dados no sistema do órgão federal.

Segundo o Gaeco, as investigações duraram quatro meses e foi possível apurar a criação de mais de 300 CPFs falsos no sistema da Receita Federal, com claras indicações de que muito mais do que esse número esteja ligado ao grupo criminoso.

Durante a operação, foram apreendidos cerca de 30 mil espelhos em branco de cédulas de identidade dos estados de São Paulo, Ceará, Alagoas, Santa Catarina e outros, centenas de selos supostamente desviados de cartórios utilizados para autenticar documentos, documentos de transferência de veículos em branco, RGs e CPFs falsificados, carteiras de trabalho, espelhos de CNHs em branco e falsificados, além de muitos documentos públicos falsificados e também em branco, bem como cerca de R$ 32 mil em dinheiro e cheques possivelmente falsificados.

Outra parte da organização criminosa articulava-se na coaptação de ‘laranjas’ para participação no esquema de fraudes bancárias. Recebia documentos falsificados às centenas, sob encomenda, e, beneficiando-se das inserções falsas no sistema CPF da Receita Federal, criava empresas de fachada compondo seus quadros com referidos ‘laranjas’, e com eles abriam contas em bancos e financeiras, entabulavam diversas outras falsificações e simulações de faturamento.

Com isso obtinham empréstimos simultâneos em diversas instituições, de cifras que chegavam à casa de R$ 200 mil por banco ou financeira, o que também era realizado em nome da pessoa física utilizada pela quadrilha. A operação contou com apoio das Polícias Federal e Militar, Promotoria Criminal de Marília, GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil de São Paulo, além do Gaeco de Minas Gerais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 296 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal